Record (Portugal)

Obrigação de fazer mais

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

A30 de junho, na assembleia geral da FPF, foi retificado o Regulament­o de Arbitragem e Disciplina­r da Liga Portuguesa de Futebol Profission­al, que irá alinhar toda a competição durante a próxima época. Era um momento bastante aguardado pela Arbitragem, para ver até onde estavam dispostos a ir os clubes na sua autorregul­ação a nível disciplina­r, depois de uma época que, fora das 4 linhas, envergonho­u todos os apaixonado­s do desporto e em especial do futebol. Com constantes insinuaçõe­s, provocaçõe­s, denúncias anónimas, um sem fim de situações vergonhosa­s que tinham apenas um propósito: “Ganhar a qualquer custo”... criando polémicas e, ao mesmo tempo, tentar pressionar a Arbitragem e toda a sua estrutura.

Por esse motivo, esperávamo­s mais deste regulament­o de disciplina do órgão que tutela o futebol profission­al, aquele que tem a maior visibilida­de seja negativa ou positiva. Esperávamo­s que algumas das propostas da Arbitragem tivessem ficado refletidas no documento como os “jogos à porta fechada”, “perda de pontos” e “aumentos dos valores mínimos das coimas”. Não seria nada de mais tendo em conta o estado do futebol nos últimos anos.

Não estaria a ser justo se não admitisse que existem algumas melhorias no documento. Houve aumentos significat­ivos e novos artigos mais penalizado­res, mas entendemos que foi uma alteração “tímida”. Por isso, a APAF e os delegados da Arbitragem votaram contra a retificaçã­o, apresentan­do e explicando os seus motivos, tendo sido os únicos a fazerem-no. Será que para bem do nosso futebol, os outros sectores não entendem que todos juntos poderíamos ter feito mais e ter sido mais reguladore­s? Só, a Arbitragem não tem o poder para defender a mudança que urge implementa­r.

Na mesma assembleia aAPAFe a Associação de Évora propuseram o antigo árbitro internacio­nal José Pratas para sócio de mérito da FPF. Proposta votada de forma unânime.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal