Record (Portugal)

Liberdade, igualdade e Boban

-

joga a Croácia, a França e o Mundo! Hoje joga o futebol que, durante um mês, se torna ‘Bola Filosofal’ e, adaptando Gedeão, faz do Mundo um sonho que “pula e avança como bola colorida entre os pés de uma criança”.

AFrança apresenta-se como embaixador­a dos revolucion­ários da Liberdade, Igualdade e Fraternida­de, que impuseram a ‘Res publica’ e fazem do futebol ‘coisa pública’ de grande importânci­a e gravidade. A Croácia quer tornar-se hoje maior do que as suas recentes fronteiras, revolucion­ar o futebol Mundial e ‘Ser também’ entre os maiores!

A este propósito, invoca-se o revolucion­ário Zvonimir Boban, que capitaneou a Croácia na conquista do 3.º lugar do França’98 e, oito anos antes, deu o ‘pontapé de saída’ para a revolução política croata de emancipaçã­o do jugo jugoslavo.

Formado em História depois de terminar a carreira, Boban aparecerá nos livros pelo ato de 13 de maio de 1990. Enquanto os croatas preparavam um plebiscito para votar a independên­cia (não aceite pela maioria sérvia), um jogo em Zagreb entre o Dínamo e os sérvios do Estrela Vermelha de Belgrado foi mais do que futebol.

Oscroatasa­proveitara­mpara reivindica­rliberdade, originando-se uma batalha com os sérvios que chegou ao relvado.

Quando Boban viu umpolícia reagir perante adeptos croatas, sem refletir, desferiu um pontapé num agente policial.

Do pontapé resultouum­asuspensão que impossibil­itou a sua presença no Mundial de 1990 ao serviço da Jugoslávia. Simultanea­mente, Boban – alcunhado de ‘Zorro’ na sua passagem pelo AC Milan – tornouse símbolo da resistênci­a e herói nacional, ao lutar pelos desprotegi­dos croatas! Zorro dei-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal