Record (Portugal)

VERMELHO OBRIGA A ESFORÇO INGLÓRIO

- J.C.F.

Expulsão logo a abrir do central Diogo Queirós condiciono­u a exibição da Seleção Nacional

Portugal perdeu com a Itália (2-3) na segunda jornada da fase de grupos do campeonato da Europa de sub-19, que decorre na Finlândia. A Seleção Nacional entrou melhor no jogo e controlou a posse de bola nos minutos iniciais, com os italianos a apostarem em transições rápidas. Precisamen­te num contra-ataque surgiu a primeira contraried­ade para a equipa portuguesa: Kean isolou-se em direção à baliza de Diogo Costa e foi travado em falta por Diogo Queirós, que viu o cartão vermelho direto (9’). O selecionad­or Hélio Sousa trocou o extremo João Filipe por David Carmo, para reequilibr­ar o sector defensivo e a partir daí Portugal optou por não se descompens­ar em demasia, ocupando mais o espaço e cortando as linhas de passe.

Por outro lado, a Itália, em superiorid­ade numérica, controlou mas não arriscou tanto como seria de esperar. Foi calculista e teve uma oportunida­de soberana para inaugurar o marcador por Kean (23’), mas o central Romain Correia salvou em cima da linha de golo, mantendo-se o nulo até ao intervalo.

Na segunda parte, a Itália entrou praticamen­te a marcar. Frattesi fez o passe a rasgar o espaço entre Thierry e Romain Correia, Capone (52’) recebeu e rematou cruzado para o fundo da baliza portuguesa. Portugal procurou sobretudo responder através do contra-ataque, e chegou ao empate por Miguel Luís (69’), num bom cabeceamen­to após cruzamento bem me- dido de Thierry Correia. Os italianos colocaram-se de novo em vantagem por Scamacca (78’)e Frattesi (84’) ampliou a vantagem dos transalpin­os, com um remate que ainda desviou em Romain Correia e ‘traiu’ Diogo Costa. Domingos Quina (89’) reduziu o marcador com um grande golo em que a bola entrou no ângulo superior da baliza de Plizzari, mas já não foi a tempo de evitar a derrota da formação das quinas. Com este resultado, a equipa orientada por Hélio Sousa foi relegada para o segundo lugar do Gru- po A, com menos três pontos que a Itália e em igualdade pontual com a Noruega, que venceu a Finlândia (ver peça ao lado), com vantagem portuguesa na diferença de golos. As contas finais do grupo serão decididas na última jornada, com três equipas a poderem ficar empatadas com três pontos (Portugal, Noruega e Finlândia). As quatro equipas que passarem às meias-finais garantem a presença no mundial sub-20 de 2019 e os terceiros classifica­dos jogam um playoff para garantir a sexta vaga europeia, uma vez que a Polónia é a organizado­ra da prova e por isso está já qualificad­a. *

 ??  ?? CERTEIRO. Scamacca cabeceou para o segundo golo italiano
CERTEIRO. Scamacca cabeceou para o segundo golo italiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal