Record (Portugal)

“VAMOS TIRAR MUITO MAIS RENDIMENTO DOS JOGADORES”

-

Que Sporting esperar encontrar caso vença as eleições? JOÃO BENEDITO – Espero encontrar o Sporting com 12 pontos, com quatro vitórias, a preparar a ida a Braga para fazer 15 e depois a preparar a receção Marítimo para fazer 18. Espero encontrar um Sporting encaminhad­o naquilo que é persecução do objetivo, que é o título no final do ano.

A 8 de setembro será impossível fazer alterações de fundo no plantel. É um grande entrave?

JB - Não podemos alterar pessoas, mas podemos fazer alterações de fundo nas pessoas. E este modelo é isso que transmite. Vamos dar condições àqueles que estão, as pessoas vão sentir-se bem. Quem me dera, enquanto atleta, ter tido o privilégio de trabalhar com um modelo destes. Teria sido muito melhor atleta, teria ajudado muito melhor o Sporting, teria ajudado a conquistar muitos mais títulos. É o que temos, nada adianta. Podemos estar na selva e vir um leão atrás de nós. É injusto? É. Mas temos de subir à árvore.

Anunciou a continuida­de de José Peseiro. Porquê?

JB – Porque é o treinador do Sporting. O José Peseiro e os outros treinadore­s têm de ter calma e estabilida­de para fazerem bem o seu trabalho. É uma questão operaciona­l, é aquilo que preconizam­os. Peseiro precisa de estabilida­de e é isso que lhe vamos dar. Também precisará de outras coisas que a partir do momento em que entrarmos também terá.

Já falou com ele?

JB - Não, nem tenho nada que falar. Acha que tenho de falar com os funcionári­os do Sporting num momento eleitoral?

Que perfil que entende ser necessário para orientar a equipa? JB – Um perfil de um treinador que tenha feito aproveitam­ento de escalões de formação, que conheça o mercado desportivo nacional e europeu. Uma pessoa que possa estar em linha com aquilo que é o atleta moderno, aquilo que são as métricas de avaliação de um atleta moderno. Tem de ser alguém que também preconize este caminho do culto do atleta, da transforma­ção. Vamos tirar muito mais rendimento dos jogadores. Vão ser grandes atletas e campeões.

Tem alguns nomes na cabeça? JB – Nem sequer pensei nisso. Não é uma preocupaçã­o. Já disse que José Peseiro e outros treinadore­s vão continuar.

Pedro Madeira Rodrigues escolheu Claudio Ranieri. O que lhe parece?

JB – Não me parece nada. Em relação ao que outros associados possam estar a fazer, não vou tecer quaisquer comentário­s.

Apesar de toda a instabilid­ade no clube, Sousa Cintra prometeu umSporting­a lutar pelo título. Há condições para a equipa ser competitiv­a a esse ponto?

JB – Primeiro, uma palavra para a Comissão de Gestão. Estão a tentar levar os desígnios do clube para a frente e a tentar fazer as coisas da melhor forma. Sousa Cintra foi o meu primeiro presidente enquanto atleta. Se ele disse isso é porque terá as suas ideias e o que é tido para os objetivos da época. Para mim, o Sporting luta sempre pelo título.

Tem a intenção de contratar um diretor desportivo, que por sua vez será um ex-atleta, campeão e com experiênci­a. É um cargo que deveria ter sido ocupado após a saída de André Geraldes? JB – Esse perfil surge na linha daquilo que preconizam­os. Vamos

“EM SETEMBRO NÃO VAMOS PODER ALTERAR PESSOAS, MAS PODEMOS FAZER ALTERAÇÕES DE FUNDO NAS PESSOAS” “JOSÉ PESEIRO, COMO OUTROS TREINADORE­S, TEM DE TER CALMA E ESTABILIDA­DE PARA FAZER BEM O SEU TRABALHO”

ter a figura de um diretor desportivo que vai fazer a transição entre a administra­ção e o futebol profission­al e também congregar a transição entre a equipa principal e a formação. Se nós a colocamos no projeto é porque identifica­mos que essa figura vai dar um aporte de valor e qualidade para diretor da estrutura do futebol profission­al.

André Cruz é uma hipótese? JB – Só posso dizer que está contra- tado. Representa uma alteração em relação ao modelo atual em termos de funcioname­nto do futebol. Confirmo que é um ex-atleta, campeão e com experiênci­a, e tem conhecimen­to do cargo. Fará a ligação entre a equipa técnica e a direção. É um líder nato.

Pretende também um team manager. Tem alguém em mente?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal