Record (Portugal)

UMA CORRIDA DE LOUCOS

Sebastian Vettel despistase e Lewis Hamilton conquistaG­P após recuperaçã­o excecional

- ALEXANDRE REIS

O Grande Prémio da Alemanha foi uma autêntica loucura, com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) a conquistar ontem a corrida da sua vida. O campeão em título, que partira em 14º da grelha, fez uma recuperaçã­o excecional e selou a quarta vitória da temporada (66ª da carreira), que lhe permite recuperar a liderança da classifica- ção geral, cumpridas 11 das 21 etapas do Mundial.

À partida tudo parecia perfeito para a Ferrari, depois de o alemão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Räikkönen conquistar­em a primeira linha da grelha e passarem, na frente, grande parte da corrida. Só que Vettel abusou da sorte, perdendo o privilégio de ter ganho a pole position e a liderança, alternada com Räikkönen, que mais tarde recebeu ordens para se deixar ultrapassa­r.

Quando faltavam 15 voltas para o final, o piloto germânico ficou afetado com os primeiros pingos de chuva, perdeu a concentraç­ão e cometeu um erro fatal, ao se despistar numa das curvas.

Os golpes de teatro não se fica- ram por aqui. Räikkönen voltou a ficar na frente, mas logo perdeu o comando, pois Hamilton entrou nas boxes para mudar de pneus, manobra que coincidiu com a entrada em pista do safety car. Num piscar de olhos, a hipotética dobradinha da Ferrari desfez-se, dando lugar ao protagonis­mo da Mercedes, que até teve de mandar travar o finlandês Valtteri Bottas para este não ultrapassa­r o chefe de fila quando a corrida regressou ao normal. Depois, foi rolar até à bandeira do xadrez.

“Foi muito difícil partir daquela posição, a minha vitória seria muito improvável, mas temos de acreditar sempre. Fiz uma longa oração antes da partida. Quando choveu, sabia que estava numa boa posição. Mas com a entrada do safety car nunca se sabe o que poderia vir a acontecer”, considerou Hamilton, que recebeu apenas uma reprimenda dos comissário­s por causa de uma manobra irregular à entrada das boxes.

Já Vettel perdeu a oportunida­de de oferecer a vitória aos compatriot­as em Hockenheim: “Não cometi um grande erro, mas este abandono teve um grande impacto no campeonato. Mas nada que me tire o sono. Foi dececionan­te, porque estava tudo a correr bem, só que não precisávam­os da chuva. Temos um carro forte, que nos dá confiança. Foi um GP positivo, prejudicad­o com um erro meu. Peço desculpa à equipa.”

Carlos Sainz Jr. (Renault), 12º, ficou incrédulo com o desfecho da corrida: “Não entendo muito bem o que aconteceu, porque perdemos muitas posições com a entrada do safety car. Foi uma pena.” *

PILOTO DA FERRARI COMETE ERRO COM A CHEGADA DA CHUVA E MERCEDES APROVEITA ENTRADA DO SAFETY CAR

 ??  ?? TRIUNFO. Lewis Hamilton regressou à liderança do Mundial
TRIUNFO. Lewis Hamilton regressou à liderança do Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal