Record (Portugal)

Unicórnio Clube de Portugal

- Carlos Barbosa da Cruz Advogado

Na gíria empresaria­l designam-se por unicórnios aquelas start-ups que, partindo do nada, atingem os mil milhões de dólares de valorizaçã­o.

Foi o recente e exemplar caso

da Outsystems, pensada, criada, desenvolvi­da e, sobretudo, sofrida, por portuguese­s.

Sempre achei que o Sporting,

que formou jogadores que ganharam seis Bolas de Ouro, talentos que alimentara­m a Seleção Nacional e conquistar­am títulos de clubes, por esse Mundo fora, podia e devia valer mais como marca e símbolo de excelência no domínio da qualificaç­ão em matéria formativa.

O Sporting tem um currículo,

que muitos, dentro e fora, com muito mais meios, procuram emular, mas não conseguem.

É certo que houve tentativas

dispersas de internacio­nalização da marca, através do franchise das escolas, mas, mau grado o esforço, feito numa base voluntaris­ta e com fraca expressão.

Quem deu ao Mundo Figo e Ronaldo,

e sabe formar como ninguém, apresenta credenciai­s que lhe permitem aspirar a voos mais ambiciosos. E é aqui que surge a questão do unicórnio, que mais não significa que a capacidade de porfiar por um sonho, e convertê-lo em realidade, muitas vezes, à partida, improvável.

No Sporting, esse sonho, tem estado, de alguma forma, remetido para o subconscie­nte; há que trazê-lo à superfície e darlhe asas, para se alcandorar aos patamares que merece.

Um dos grandes desafios aos candidatos será, incontorna­velmente, o de dar vida ao unicórnio adormecido.

Assim se encontre o modelo de negócio, os parceiros e as pessoas que possam corporizar esse projeto.

Como é óbvio, o envolvimen­to das grandes figuras internacio­nais do Sporting e a associação da sua imagem, seria decisiva neste domínio. Só mesmo quem não quer ver é que pode negá-lo.

Depois, há que percorrer o longo caminho das pedras, que é a recuperaçã­o do prestígio do clube, afetado na sua reputação, pelos acontecime­ntos de Alcochete. Para muita gente, cá e lá, o Sporting é um clube de hooligans e, para desfazer esta convicção, será necessário mais do que dizer que os sócios correram com o presidente.

Como na Outsystems e na Farfetch, o valor está lá. Falta o talento e ambição para soltar o unicórnio.

OS ACONTECIME­NTOS DE ALCOCHETE AFETARAM A REPUTAÇÃO E O PRESTÍGIO DO CLUBE QUEM FORMOU JOGADORES QUE GANHARAM SEIS BOLAS DE OURO PODIA E DEVIA VALER MAIS COMO MARCA E SÍMBOLO DE EXCELÊNCIA NO DOMÍNIO DA QUALIFICAÇ­ÃO EM MATÉRIA FORMATIVA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal