Record (Portugal)

TRADIÇÃO DÁ ESPERANÇA

- ANDRÉ GONÇALVES

Equipa nunca perdeu o primeiro duelo europeu, fora de casa, perante clubes já com rodagem

Muito se tem dito sobre o peso que o facto de o Rio Ave não ter qualquer jogo oficial nas pernas poderá ter no decurso do compromiss­o com o Jagielloni­a Bialystok, referente à segunda pré-eliminatór­ia da Liga Europa. Isto porque o adversário polaco já iniciou a temporada oficial e o defesa Guilherme até admite que esse é um fator importante [ver peça ao lado]. Porém, apesar de o passado europeu do Rio Ave ainda ser curto, há motivos que permitem à formação de José Gomes acalentar a esperança de trazer a discussão da eliminatór­ia para Vila do Conde, no jogo da segunda mão.

Tanto em 2014/15 como em 2016/17, nas duas anteriores presenças na Liga Europa, o Rio Ave partiu para a ação em contexto idêntico: não tinha qualquer jogo oficial realizado, começou por atuar fora de portas e contra equipas com um ritmo de competição maior. Na primeira destas épocas, os suecos do Gotemburgo estavam a meio da sua temporada e o Rio Ave até conseguiu vencer na Escandináv­ia e, depois, seguiu em frente, no ano em que alcançou a fase de grupos. Já há duas épocas, os checos do Slavia Praga enfrentara­m o Rio Ave com dois encontros oficiais já realizados e o primeiro jogo terminou com um 0-0, que permitiu à equipa então treinada por Nuno Capucho lutar pelo apuramento nos Arcos – o que acabou por não acontecer.

Damien chamado

O encontro frente ao Jagielloni­a é já amanhã e o Rio Ave adicionou um jogador à lista de 21 revelada na segunda-feira pela UEFA. Da- mien Furtado, avançado lusofrancê­s de 21 anos, foi chamado para esse elenco, provavelme­nte na sequência dos problemas musculares que afastam Ronan do desafio de amanhã.

A comitiva do Rio Ave parte esta manhã (8 horas) em voo charter até Varsóvia, capital da Polónia, e depois terá mais um par de horas de autocarro até chegar a Bialystok. O técnico José Gomes fará a antevisão às 18 horas portuguesa­s (19 horas na Polónia) e o treino será 20 minutos mais tarde. *

HISTÓRIA CORRESPOND­E AO DESEJO RIOAVISTA DE TRAZER A ELIMINATÓR­IA EM ABERTO PARA A SEGUNDA MÃO, NOS ARCOS

 ??  ?? MISSÃO. José Gomes tenta levar rioavistas a um bom resultado
MISSÃO. José Gomes tenta levar rioavistas a um bom resultado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal