Record (Portugal)

GERAINT THOMAS VENCEDOR

Geraint Thomas coroado nos Campos Elísios como sucessor de Chris Froome no palmarés do Tour

- ANA PAULA MARQUES

Nunca ninguém, na Sky, tinha conseguido anular os líderes e coroar-se campeão do Tour. Houve quem tenha abandonado a equipa precisamen­te para deixar de ser gregário e para ter a oportunida­de de ser chefe de fila. Foi o que fez o Richie Porte em 2016, ao transitar para a BMC. O australian­o ainda não conseguiu os seus intentos: vencer um Tour.

Geraint Thomas não precisou de abandonar a equipa para ser coroado campeão nos Campos Elísios. O britânico, nascido no País de Gales há 32 anos, soube esperar pela sua vez, e por que não dizer pela sorte que as circunstân­cias de corrida ditaram, para, perante o líder da equipa, Chris Froome, suceder-lhe no palmarés. Desde sempre um gregário de luxo de Froome, Thomas estava preparado de novo para o ser em 2018. Mas foi sempre colocado como o plano B da equipa para atacar a amarela, plano esse que começou a ser vaticinado logo na primeira etapa, quando Froome perdeu quase um minuto devido a queda. A partir daí, o vencedor de quatro Tours e que chegou a França ‘in extremis’ depois de ter sido ilibado do positivo por salbutamol na Vuelta de 2017, nunca mais conseguiu passar para a frente do colega na classifica­ção geral. Também porque Thomas esteve forte, primeiro nos Alpes, com vitórias em duas etapas, uma deles no Alpe d’Huez, depois nos Pirenéus, onde controlou bem os ataques dos adversário­s, ataques esses que na realidade não foram assim tão fortes e consistent­es.

Ouro olímpico

Tal como Bradley Wiggins (vencedor do Tour em 2012), Geraint Thomas também tem um passado glorioso na pista, com medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. *

 ??  ?? CAMPEÃO. Geraint Thomas, nascido no País de Gales, festejou no coração de Paris
CAMPEÃO. Geraint Thomas, nascido no País de Gales, festejou no coração de Paris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal