Record (Portugal)

“Mendes falou com Jesus e William”

-

Acha que Varandas ou Jesus sabiam o que ia acontecer na Academia?

BdC – Não acho que o Jorge tivesse a mínima noção do que ia acontecer. Ele ouviu o Fernando Mendes dizer que iam lá na terça-feira. De resto, não vi nada de transcende­nte naquelas imagens do ataque, a não ser Varandas a rir-se e a dizer para filmarem a fivela. Mas uma coisa que marcou muito as pessoas foi a foto da cabeça do Bas Dost.

A divulgação dessa imagem foi premeditad­a?

BdC - Ai, essa imagem eu acho que sim.

Quem o fez?

BdC - Não faço a mínima ideia. Jamais pediria apertões fosse a quem fosse.

Após o ataque, cruzou-se com Fernando Mendes? BdC - Zero. Achei muito estranho ele ter ficado a falar com pessoas da equipa técnica e com capitães.

Com Patrício e William? BdC - Jesus e William. Tiveram a conversa, adeus e foram embora de carro. Entra na cabeça de alguém? *

“NA ACADEMIA, NUMA DAS PORTAS ERA PRECISO UM CARTÃO PARA ENTRAR. ALGUÉM DEU ORDEM PARA RETIRAR ISSO”

Leva-o a crer que foi um plano orquestrad­o contra si?

BdC - Não, não sou tão maldoso quanto as pessoas o são relativame­nte a mim. Mas nem ia por aí. Então nós sabemos que estão 50 terrorista­s a entrar e, como há outra porta que dá acesso a um pátio interior e para a rua, por que é que os jogadores não foram todos em- bora? Nada disto tinha acontecido.

Foi alvo de inquérito interno? BdC - Quando estávamos a fazêlo, dá-se esta confusão toda. Houve um primeiro relatório que não me agradou, fiz mais perguntas, e estava à espera que o responsáve­l da administra­ção que tinha o pelouro da segurança, que se chama Carlos Vieira, me desse a resposta.

Voltando atrás, sabe quem alterou a segurança do cartão? BdC - Está no relatório, claro que sei. As pessoas têm a mania que sabem tanto que depois, quando as coisas correm mal, tenho pena que não assumam a sua quota parte de culpa. Que o fez com esta intenção, não. Era o mesmo que me dizerem que o meu post de Madrid, que deu direito a seis vitórias e seis voltas olímpicas, levou a um mal-estar entre os adeptos e os jogadores.

Com essa publicação não teve quota parte de culpa na invasão? BdC - Fui o único maltratado por essa publicação, pelas pessoas que estavam no campo [no jogo após a invasão, com o P. Ferreira] e pelo médico, o Varandas, que sabia que eu tinha uma lombalgia. Deixoume sozinho quando estava a sofrer desde os 72’. Estavam 4 graus e a lombalgia agravou com o frio.

E depois surgiu umafotogra­fia sua numa maca. Quem a tirou? BdC - A pessoa - até podem ter estado mais - que estava naquele local a dar indicações aos fisioterap­eutas era o Varandas. *

 ??  ?? RETRATO. Bruno de Carvalho utilizou uma folha em branco para ilustrar a forma como foi conduzido o ataque à Academia, a 15 de maio, recusando quaisquer responsabi­lidades
RETRATO. Bruno de Carvalho utilizou uma folha em branco para ilustrar a forma como foi conduzido o ataque à Academia, a 15 de maio, recusando quaisquer responsabi­lidades
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal