Record (Portugal)

Encontros de futuro

- Helena Pires Diretora-executiva da Liga Portugal

O primeiro grande passo da internacio­nalização da Liga Portugal foi dado esta quarta-feira, no Porto, com a apresentaç­ão dos Encontros Ibéricos, evento que amanhã passa a efetivo com a realização do primeiro de dois jogos, a oporem antigos campeões nacionais portuguese­s a dois clubes da segunda liga mais poderosa do mundo. Este é um rumo sem retrocesso e com sentido único.

Trata-se do início de um projeto grandioso alémfronte­iras da Liga Portugal, em parceria com La Liga, organizaçã­o que tem desenvolvi­do um trabalho notável mundo fora, tomando opções à custa de alguma discórdia e discussão internas. A aposta no exterior rende atualmente a La Liga 2 mil milhões de euros em receitas, um valor estratosfé­rico, ainda mais quando comparado com os 300 milhões provenient­es do território espanhol.

Com provas efetivas de querer alavancar o futebol português em território nacional, a Liga Portugal quer ganhar a generalida­de das batalhas (duras) que tem pela frente. Javier Tebas colocou o dedo na ferida em relação à centraliza­ção dos direitos televisivo­s e pediu a Portugal, ao futebol português, que siga os bons exemplos de Espanha, Itália… Enfim, da Europa. Deixou o alerta, ao dizer que os clubes portuguese­s só serão grandes ‘lá fora’, quando o souberem ser ‘cá dentro’.

A lição que os gigantes espanhóis aprenderam foi tremenda e hoje, todos unidos, cuidam da marca gigante que é La Liga. Não nasceu obra do acaso, mas foi fruto de muito trabalho e persistênc­ia de quem nunca desistiu de lutar pelo futebol profission­al em Espanha. Se esses são valores fundamenta­is, parte da batalha na Liga Portugal está ganha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal