Record (Portugal)

“CHEGUEI AO SPORTING HÁ QUASE 40 ANOS NÃO SOU UM PARAQUEDIS­TA”

-

Como avalia a concorrênc­ia? DF – A maior parte, como dirigentes do Sporting, não tenho capacidade para avaliar. Mas eu não sou um paraquedis­ta, não cheguei agora ao Sporting. Cheguei há quase 40 anos, como dirigente, e 55 como sócio. E fui dirigente em muitas outras áreas do desporto.

Está fora de hipótese aliar-se a outra lista ou vice-versa? Houve contactos nesse sentido?

DF - Teoricamen­te, podia ser muito bonito, mas na prática acho que isso não me dava nada. Depois de uma pessoa ter tido todo o trabalho de construir a sua equipa, não ter tido pressa de vir logo com nomes... As pessoas sabem o que eu penso, isso é uma vantagem, pode ser uma desvantage­m noutros aspetos. A massa associativ­a do Sporting é que tem de tomar uma decisão, nos locais próprios.

É verdade que manteve contactos com todas as listas, menos com uma delas?

DF - Todos os candidatos conversara­m comigo, uns direta e outros indiretame­nte. O único com o qual não conversei não me deu tempo, o Zeferino Boal [desistiu em prol de José Maria Ricciardi].

Não se revê em qualquer um dos outros projetos?

DF - Pergunto, sem a mínima intenção de ofender os outros candidatos, porque somos todos do Sporting, mas que mais-valia vou buscar a pessoas que não foram dirigentes do Sporting até hoje? Alguns são jovens que representa­ram o Sporting desportiva­mente até há pouco tempo – isso eu não fiz. Os outros não os vi com cargos de alguma responsabi­lidade, dentro ou fora do Sporting. Conheço o futebol e o resto do desporto, até na vertente jurídica. Fui o primeiro português a tirar o mestrado em direito desportivo, praticamen­te fui o mentor do direito desportivo em Portugal. A tal ponto, que eu e o Dr. Paulo Relógio somos, respetivam­ente, sócio nº 1 e 2 da Associação Portuguesa do Direito Desportivo. Há áreas em que talvez não seja tão versátil, mas é por isso que não é só o presidente, é uma equipa. Não tenho culpa de ter o currículo que tenho, são factos objetivos. Se me perguntass­e se não queria pessoas com valor que estão em outras listas… Aí, era capaz de querer algumas. Mas neste momento, como dizem os treinadore­s, da minha equipa não troco ninguém, por isso é que demorei a fazê-la. São todos os melhores. E é com ela que vou até ao fim.

Concorda, então, com José Maria Ricciardi quando ele diz que falta experiênci­a e maturidade nas restantes candidatur­as?

DF - Se calhar ele é que concorda comigo… Nunca me pronunciei sobre isso e ele fê-lo, e bem.

Emalgum momento esteve em cima da mesaahipót­ese de se aliar a José Maria Ricciardi?

DF - Acho que nunca esteve, até porque a candidatur­a do Dr. Ricciardi surgiu demasiado tarde. Com a equipa que tenho, já não me permite sequer pensar nesse assunto. É um homem com grande experiênci­a no mundo da banca, eu não a tenho, tal como ele não tem na área da advocacia. No campo desportivo, as participaç­ões que teve nos órgãos sociais do clube foi sempre como vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplina­r. Obviamente que, por força da sua vida profission­al, teve alguma influência. Do ponto de vista financeiro, tem uma visão se calhar melhor que a minha. Também sei o que a banca hoje pensa e o apoio que dão aos clubes: é zero.

Em entrevista a Record, Bruno de Carvalho disse que Ricciardi está por trás de todas as candidatur­as, menos a dele. É esse o caso? DF - Esse tipo de acusações, avisos, alertas… não vou entrar por aí. Parto de um princípio que é uma verdade de La Palice: candidata-se a presidente do Sporting quem tem direito para tal e preenche essas condições. Depois disso, não entro em apreciaçõe­s. Se o Dr. Ricciardi tem por trás isto ou aquilo, eu, por formação moral, acho que só devo afirmar aquilo que posso provar. Fazer juízos de intenções todos podem fazer e eu sou contra isso. Uma pessoa que alega um facto tem de o provar. Se Bruno de Carvalho tem provas, é um problema dele, não é meu. Não estou preocupado com os outros. Estou preocupado com o Sporting e a minha candidatur­a. *

“PERGUNTO, SEM OFENDER OUTROS CANDIDATOS, QUE MAISVALIA VOU BUSCAR A QUEM NUNCA FOI DIRIGENTE DO CLUBE?”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal