Record (Portugal)

CANCELO, O ‘ FÁBIO ALVES’ L IGA A CAMINHO DO TOPO ITALIANA

- DAVID NOVO

O OUTRO PORTUGUÊS DA JUVENTUS No Benfica já despertava atenção pela qualidade; Allegri acha que pode ser dos melhores do Mundo

Tudo começou quando negociámos João Cancelo, que tem o mesmo agente do Ronaldo, Jorge Mendes”, confessou Giuseppe Marotta, diretor-geral da Juventus, desvendand­o um pouco da operação feita para conseguir a contrataçã­o de CR7. O defesa, de 24 anos, acabou por ser o ponto de partida de uma das transferên­cias mais épicas de sempre, mas não foi só por isto que foi comprado pela Juventus para as próximas cinco temporadas – o português já tinha jogado em Itália na época passada, com a camisola do Inter, por empréstimo do Valencia.

“Se melhorar defensivam­ente pode ser um dos melhores na sua posição”, atirou Massimilia­no Allegri, treinador da Juventus. E vontade de mostrar serviço não falta a João Cancelo. “Vou mostrar que os 40 milhões de euros foram bem gastos. Sei que a equipa tem defesas fortes e agressivos, tanto com como sem bola”, atirou o português, logo no primeiro dia em Turim.

A mistura de laterais

João Cancelo transformo­u-se num lateral ofensivo, tanto à esquerda como à direita, e também pode ser utilizado como extremo .

“DIZIA AOS COLEGAS QUE ERA O ‘FÁBIO ALVES’, UMA MISTURA ENTRE FÁBIO COENTRÃO E DANIEL ALVES”, CONTA UM AMIGO

Quando era mais novo, gostava de seguir o exemplo de dois nomes bem conhecidos do futebol: um deles é português e também jogara no Benfica. A história é contada a Record por quem conviveu com João Cancelo na formação das águias. “Houve um jogo nos iniciados, creio que com o Torreense, e estava 0-0 ao intervalo. O João costumava brincar com os colegas, reclamando que não lhe passavam a bola. Argumentav­a que era o ‘Fábio Alves’, uma mistura entre o Fábio Coentrão e o Daniel Alves. Na 2ª parte, lembro-me de que o treinador começou a corrigir o posicionam­ento do João Cancelo e disse-lhe: “Dizes que és o ‘Fábio Alves’ e estás a meio das coisas, nem atacas nem defendes.” Ele percebeu, fez duas assistênci­as e o Benfica ganhou 3-0”, recordou fonte próxima de João Cancelo. O pior veio depois. “Ele estava a jogar bem até que, a 10 minutos do fim, a euforia era tanta que entrou de carrinho e viu o cartão vermelho. Um dos colegas dele virou-se e disse: ‘A culpa é do treinador, deu-lhe o entusiasmo todo a dizer que ele era uma mistura entre o Fábio Coentrão e o Daniel Alves’”, acrescento­u este amigo do lateral da Juventus. Curiosamen­te, muitos anos depois, o português vai ocupar o lugar de defesa-direito da Juventus, lugar que foi de... Daniel Alves durante a época 2016/17. *

 ??  ?? FESTA. Cancelo (à direita) celebra o título pelos juvenis do Benfica
FESTA. Cancelo (à direita) celebra o título pelos juvenis do Benfica
 ??  ?? REENCONTRO. Cancelo defrontou o Benfica num jogo de pré-época
REENCONTRO. Cancelo defrontou o Benfica num jogo de pré-época
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal