Record (Portugal)

As birras do mercado

- JONAS E MAREGA TÊM

novela Jonas’ chegou ao fim. Depois de ter sido dado como certo na Arábia Saudita, o futuro do brasileiro passará pela Luz. Antes do jogo com o Fenerbahçe, Rui Vitória referiu-se a Jonas quase como parte do passado, mas os encarnados nunca chegaram a receber a proposta do Al Nassr. O jogador e o seu agente e irmão, Tiago Gonçalves, têm quase tudo aquilo que queriam. Jonas passa a ser o jogador mais bem pago do plantel, ultrapassa­ndo Ferreyra e Castillo (na casa dos 2 milhões por época), e mais um ano de contrato, até 2020, embora quisesse até 2021.

No meio das indecisões e dúvidas do jogador, o Benfica não pôde contar com ele nos primeiros dois jogos oficiais, apesar de ser um atleta com contrato. Os clubes, por vezes, reve-

DE RESPEITAR OS CONTRATOS E OS CLUBES QUE REPRESENTA­M

lam uma paciência ilimitada para os enfados dos seus craques durante o mercado. Reagem como se alguém lhes tivesse apontado uma pistola quando renovaram e passaram a ganhar mais.

Situação similar acontece com Maregano FC Porto. Tem contrato até 2020 e uma cláusula de 40 milhões. Queria sair para o West Ham, mas a proposta dos ingleses não ficou perto da cláusula, como Pinto da Costa já revelou. Os dragões, claro, estão no seu direito de não vender a qualquer preço. Resultado: o maliano amuou e Sérgio Conceição deixou-o de fora nos primeiros dois jogos oficiais.

Jonas e Maregapode­mestar entre os melhores das suas equipas. Podem ser determinan­tes. Mas se são desejados noutras paragens, também é graças às oportunida­des que lhes deram nos clubes com os quais têm contrato. E, acima de tudo, deviam respeitar esses contratos e esses clubes. Até porque o futebol a sério já começou e ninguém tem tempo para birras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal