Record (Portugal)

“RESCISÕES? COMO É QUE NOS VIRARAM AS COSTAS?”

-

Anunciar a vinda de um novo técnico com a época em curso não intranquil­iza a equipa?

PMR – Estou trabalhar a médio/longo prazo, pois não o faço a curto prazo. Quem está a trabalhar na estabilida­de sou eu, pois Peseiro está a prazo com todas as outras candidatur­as. Quando fechámos com Ranieri, pensámos que entraria um treinador temporário para depois os candidatos poderem escolher o seu treinador. O Ranieri já fez isto com a Roma, por isso esta situação não me preocupa. Estou certo que o Peseiro vai ajudar nesse período de transição .

Então, se ganhar, contacomJo­sé Peseiro na estrutura?

PMR – Acho injusto dizer isto a uma pessoa que é o técnico principal, mas José Peseiro é útil em qualquer estrutura. Todas as pessoas capazes e competente­s são úteis ao Sporting. Eu trago estabilida­de, pois tenho um treinador e uma equipa técnica para trabalhar nos próximos dois anos e nove meses. Os outros só têm soluções provisória­s e o Sporting não precisa de soluções provisória­s. O próximo treinador do Sporting tem de trazer a equipa que acredita que é a melhor, e eu não tenho dúvidas que trazemos a melhor equipa para o futebol... Posso estar enganado, mas deixo que os sportingui­stas escolham.

Está consciente que um bom arranque de época pode ser mau para a sua candidatur­a?

PMR – Se chegarmos à quarta jornada com 12 pontos, será ótimo. Eu tenho incentivad­o José Peseiro, pois assim somos mais facilmente campeões. Os sportingui­stas sabem que temos visão, pois fomos os únicos a alertar já no ano passado para o que poderia ocorrer. Quero que Peseiro comece bem, felizmente ganhámos os primeiros jogos ao Moreirense e ao V. Setúbal, mas isso não muda a minha perspetiva... Admito que pode mudar a dos adeptos do Sporting.

E o resto da estrutura?

PMR – Na parte internacio­nal teremos o Marco Aurélio e o Balakov que uma das listas tentou roubar. Também teremos um adjunto português para Claudio Ranieri que iremos apresentar. O Luís Gonçalves entra para secretário técnico. Depois temos o Delfim e o Ricardo para ‘team manager’, pois Sporting precisa de gente para o balneário.

Uma revolução...

PMR – Vamos aproveitar, pois há gente boa. O Lima, entretanto, já foi apresentad­o nos sub-23.

Como se sentiu ao ver que os jogadores que não recuaram nas rescisões foram os formados no clube?

PMR – Não vou fazer juízos de valor. Houve um candidato [Frederico Varandas] que prometeu reverter essas situações, pois privou com estes jogadores anos e anos. Possivelme­nte não lhes passou o sportingui­smo necessário. Não percebo como é que gente que cresceu com os valores do Sporting vira as costas. O Sporting é um clube ao qual deveriam ser gratos! Nós demos tudo ao Podence, ao Gelson, ao Rui Patrício, ao Rafael Leão, e eles viraram-nos as costas. Agora temos de ir até às últimas consequênc­ias, pois não quero saber o que aconteceu. Os agentes influencia­ram, sei que passaram um momento dramático, mas entretanto Bruno de Carvalho saiu! Eles têm de pensar no Sporting e não o fizeram. Vamos defender os nossos interesses, mas este problema é algo que vem de trás. Eles não são os primeiros, basta lembrar o Simão, Carlos Martins, Moutinho… O que é que se está a passar no Sporting?

Acreditaqu­e aausênciad­e títulos explica o problema?

“HOUVE UM CANDIDATO QUE PROMETEU REVERTER ESSAS SITUAÇÕES, POIS PRIVOU COM ESTES JOGADORES” “CAMADAS JOVENS? JULGO QUE ESSENCIALM­ENTE É UM PROBLEMA DE FORMAÇÃO DE HOMENS”

PMR – Julgo que essencialm­ente é um problema de formação de homens. Que valores é que os treinadore­s estão a passar aos jovens na Academia? Como é que isto é possível? Eu joguei no Sporting e cresci com esses valores. Estou consciente que a parte externa é muito forte, pois, atualmente, há muitos interesses relativos aos agentes e ao dinheiro. No entanto, se tivessem sido bem formados, acredito que tudo seria diferente. Mas uma coisa que não farei é algo como outro candidato [Frederico Varandas] dizer que é muito amigo do Rui Patrício e agora já lhe vira as costas... Depois vem dizer que não é bem assim, mas tudo bem. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal