Record (Portugal)

GUDELJ HOJE EM LISBOA

MÉDIO EMPRESTADO POR UMA ÉPOCA SÉRVIO CUSTA 3 MILHÕES COM SALÁRIOS INCLUÍDOS

- FILIPE PEDRAS E JOÃO SOARES RIBEIRO

As melhores perspetiva­s de Sousa Cintra estão prestes a concretiza­r-se e Gudelj deve ser anunciado como reforço do Sporting nas próximas horas. Os dois clubes chegaram a acordo ao início da tarde ontem e o jogador recebeu autorizaçã­o imediata para viajar para Lisboa, onde vai realizar os exames médicos. Caso não se registe nenhum imprevisto de última hora, as partes assinarão um contrato válido até ao final da temporada.

As negociaçõe­s entre os dois clubes já se prolongava­m há alguns dias mas, apesar das dificuldad­es, Sousa Cintra nunca escondeu o desejo de garantir a José Peseiro um médio que conseguiss­e fazer esquecer William Carvalho, entretanto transferid­o para o Betis. As prioridade­s do treinador ribatejano eram Badelj e Gudelj e, após o croata ter assinado pela Lazio, os responsáve­is leoninos concentrar­am todos os esforços no internacio­nal sérvio, que estava na China. Com um salário anual de 5 milhões de euros, as negociaçõe­s revelaram-se complicada­s, pois os dirigentes chineses mostraram-se relutantes a suportar 70 por cento dos vencimento­s (3,5 milhões de euros). Contudo, uma vez que o jogador não entrava nos planos e para evitar ter um investimen­to tão elevado parado, o Guangzhou Evergrande acabou por ceder o passe ao Sporting, por uma época, mediante uma verba a rondar os 3 milhões de euros, que já inclui a época de salários. No contrato não será aplicada qualquer cláusula de opção, pois o atleta termina a ligação aos chineses em dezembro de 2019.

Jogador radiante

Assim que recebeu luz verde da direção do Guangzhou Evergrande, Gudelj não hesitou e embarcou de imediato para Portugal. Com outras ofertas em carteira, o jogador não deixou de manifestar a sua preferênci­a pelo clube leonino, onde tem a garantia que poderá lutar por títulos.

Aos 26 anos, o médio sente-se motivado para abraçar um novo projeto após ter alinhado dois anos na liga chinesa, onde jogou com regularida­de até à chegada do treinador Fabio Cannavaro. Com Paulinho e Talisca no plan- tel, o italiano dispensou o sérvio, que estava a trabalhar à parte dos restantes jogadores. Apesar de ter nascido em Belgrado, o reforço leonino mudouse muito jovem para Holanda, onde se começou a destacar nas camadas jovens do NAC Breda. Acabou por subir com toda a naturalida­de ao plantel principal, onde assumiu a titularida­de e haveria de despertar a atenção dos dirigentes do AZ. Duas épocas em Alkmaar garantiram-lhe a transferên­cia para o Ajax, onde alcançou o melhor rendimento da sua carreira e assegurou o posterior contrato milionário na China. *

O INTERNACIO­NAL SÉRVIO ERA, A PAR DE BADELJ, O PREFERIDO DE JOSÉ PESEIRO PARA FAZER ESQUECER WILLIAM CARVALHO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal