Record (Portugal)

EUROPA DÁ A MÃO

O FC Porto ficou com o cabeça-desérie que todos queriam; o Benfica evitou os principais tubarões dos potes 3 e 4

-

Os dois clubes portuguese­s que ontem tiveram os nomes dentro das bolinhas do sorteio da Liga dos Campeões não se podem queixar da sorte. O FC Porto foi o mais feliz, ficando no Grupo D, com Lokomotiv Moscovo, Schalke 04 e Galatasara­y; quanto ao Benfica, e apesar de ter de defrontar o todopodero­so Bayern Munique (logo na primeira jornada, dia 19, na Luz), poderá lutar pelo acesso aos oitavos-de-final com Ajax e AEK Atenas, já que evitou verdadeira­s armadilhas nos potes 3 e 4, como eram Liverpool, Valencia ou Inter Milão.

O Lokomotiv, campeão russo em 2017/18, era o cabeça-de-série menos cotado, com um coeficient­e pior do que várias equipas do pote 4. Por isso, era o ‘brinde’ que todos queriam para si. Ficou no Grupo D e calhou ao FC Porto, a primeira equipa do pote 2 a ser sorteada. Foi preciso esperar pelo Benfica, a antepenúlt­ima a sair, numa altura em que já estava con- denada a ir para o Grupo E, devido a condiciona­lismos do sorteio, juntando-se ao hexacampeã­o alemão, uma formação que as águias nunca venceram em oito jogos europeus.

Quase sempre às 20 horas

Do pote 3, o FC Porto recebeu o Schalke 04, o que vai permitir aos dragões regressare­m a Gelsenkir- chen, onde venceram a Liga dos Campeões de 2004 – será logo na primeira jornada, no dia 18 de setembro. Os dois emblemas cruzaram-se duas vezes nas provas europeias e, em ambas, os alemães seguiram em frente. Para o Benfica, saiu o Ajax, um rival que as águias não defrontam há 46 anos. Nos cinco jogos anteriores, houve três vitórias dos holandeses. Por fim, do pote 4, onde todos temiam o Inter Milão. Mais uma vez, a primeira equipa sorteada foi para o Grupo D: o Galatasara­y, outro estreante no caminho do FC Porto. E voltou a ser preciso esperar quase pelo fim para saber quem era o último adversário do Benfica. Ficou o AEK Atenas, campeão grego, que apenas uma vez se cruzou com os encarnados: foi na fase de grupos da Taça UEFA 2009/10, com uma vitória para cada lado. Quase todos os jogos das equipas portuguesa­s terão o pontapé de saída às 20h00 – esta época, a Champions abandona as 19h45 e terá dois horários em cada jornada. A exceção será o último do FC Porto, em casa do Galatasara­y, que tem o início marcado para as 17h55 a 11 de dezembro. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal