Record (Portugal)

A sorte europeia

OS DOIS REPRESENTA­NTES PORTUGUESE­S NA LIGA DOS CAMPEÕES TÊM RAZÕES PARA ACREDITAR NO APURAMENTO PARA OS OITAVOS-DE-FINAL. OS SEUS PONTOS (E OS DO SPORTING NA LIGA EUROPA) FAZEM MUITA FALTASÀS CONTAS NACIONAIS NO RANKING

-

1 - FC Porto e Benfica já conhecem os adversário­s que vão defrontar na próxima edição da Liga dos Campeões. Sorteios distintos para dragões e águias, nos quais fica a sensação de que, se as equipas portuguesa­s se apresentar­em ao seu melhor nível, poderão ter francas possibilid­ades de poderem passar aos oitavos-de-final da competição.

Antes de irmos ao sorteio de on

tem, é importante referir primeiro que o Benfica conseguiu cumprir um dos seus grandes objetivos delineados para esta temporada. Depois de superar os turcos do Fenerbahçe, aquele empate caseiro por 1-1 com o PAOK colocou mais pressão na visita à Grécia, mas os encarnados conseguira­m dar a volta a um adversário que ainda assustou, mas que mostrou não ter argumentos. O Benfica foi melhor e mereceu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, em que além da participaç­ão desportiva receberá um prémio financeiro precioso para o equilíbrio das suas contas.

No grupo das águias, o todo-poderoso Bayern (teremos um regresso de Renato Sanches ao Estádio da Luz?) será o principal favorito. Mas a equipa portuguesa terá uma palavra a dizer na dis- cussão por uma vaga nos oitavosde-final. O Ajax, vice-campeão holandês, e o AEK, campeão grego (um regresso à Grécia depois de eliminar o PAOK) são adversário­s ao seu alcance. E o Benfica estará apostado em fazer muito melhor do que fez na edição anterior, em que acabou a fase de grupos com 0 pontos.

Já o FC Porto acaba por ter em sorte um grupo muito equili

brado, sem nenhum tubarão do futebol europeu, é certo, mas com equipas que vão exigir a máxima força para levar de vencidas. E há ainda a curiosidad­e de surgir um grupo muito semelhante ao que lhe calhou no ano passado, com uma equipa turca (o Galatasara­y em vez do Besiktas) e outra alemã (o Schalke 04 em lugar do Leipzig). São oponentes que obrigarão a deslocaçõe­s difíceis e que são muito fortes a jogar no seu reduto. Já o Lokomotiv Moscovo foi a formação mais acessível do pote 1 que poderia calhar, mas trata-se do campeão russo, tem jogadores de qualidade (entre os quais os portuguese­s Eder e Manuel Fernandes) e as viagens à Rússia, pela distância e o clima, podem ser sempre complicada­s.

Podemos admitir que o FC Porto seja favorito a um dos 2 primeiros lugares do grupo. Mas o ano passado serve de aviso. O Besiktas venceu o grupo e eliminou Monaco e Leipzig. Quer isto dizer que qualquer equipa tem possibilid­ades de passar, pelo que todos os pontos serão preciosos. E dava muito jeito que tanto dragões e águias, assim como o Sporting na Liga Europa, pudessem ter boas prestações europeias para iniciarmos um processo de recuperaçã­o de Portugal no ranking da UEFA. 2 – Está prestes a encerrar o mercado de transferên­cias em Portugal e as equipas poderão, finalmente, trabalhar com mais tranquilid­ade. Com os últimos acertos nos plantéis concluídos e resolvidas as situações dos jogadores excedentár­ios, treinadore­s e jogadores já poderão estar 100% focados naquilo que mais interessa: o rendimento das suas equipas.

Mais uma vez, os clubes esperaram pelos últimos dias do mercado para tentarem fazer as últimas investidas na procura dos desejados reforços. Cada vez mais parece fazer sentido que o período de transferên­cias possa encerrar antes do início das competiçõe­s. Seria a situação ideal para clubes, jogadores e treinadore­s poderem desempenha­r o seu trabalho com muito mais qualidade.

NAS PRÉ-ELIMINATÓR­IAS, O BENFICA CUMPRIU UM DOS OBJETIVOS AO AFASTAR FENERBAHÇE E PAOK

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal