Record (Portugal)

À espera de um novo Sporting

-

Numa semana em que tem de se enaltecer o bom trabalho e o mérito do Benfica na Grécia, num terreno difícil, eliminando o PAOK e passando à fase de grupos da Champions, os encarnados, tal como o FC Porto, ficaram a conhecer os adversário­s na fase de grupos da Champions. Por esta altura, todos costumam dar palpites e, no fundo, aquilo que se pode fazer é mesmo dar um palpite sobre como poderá correr essa fase tão importante da prova mais mediática do Mundo.

Nem o Benfica nem o FC Porto podem queixar-se

muito dos adversário­s que lhes tocaram em sorte. Em teoria, claro, e falamos sempre em teoria, o Benfica tem um grupo que, tirando o tu- barão Bayern Munique, que é sempre um caso à parte embora ninguém seja vitorioso antecipada­mente, é acessível face à presença de Ajax e AEK. O Ajax vai mesmo proporcion­ar o reencontro de dois históricos do futebol europeu, que, noutros tempos, protagoniz­aram grandes jogos. Os tempos são outros e, hoje, o Benfica está acima da equipa holandesa em termos de qualidade. Não creio que o AEK seja um caso difícil de resolver.

Teoricamen­te (sempre a teoria...), o FC Porto tem tudo

para ser feliz nesta primeira fase da nova edição da Champions. Vai defrontar o campeão russo, onde jogam Eder e Manuel Fernandes, com o Schalke 04 e com o Galatasara­y. O confronto com a equipa turca, a mais credenciad­a do seu país, terá sempre um grau de dificuldad­e elevado, principalm­ente pelo ambiente que a suporta na sua casa, mas acredito que, no Dragão, o FC Porto irá impor a sua superiorid­ade.

Com o Schalke há umas contas a ajustar –

os alemães eliminaram o FC Porto em 2008, nos oitavos de final. A equipa de hoje não é tão forte como a de então, mas é igualmente uma equipa perigosa e que vai obrigar ao melhor Porto para superar este obstáculo. O quadro é favorável, sem dúvidas, mas até lá é preciso que a equipa entre nos eixos (não foi nada bom o jogo com o V. Guimarães, pelo resultado e pela exibição), que os reforços que chegaram mostrem que são realmente reforços e que se recupere a dinâmica do FC Porto campeão. Porque raça e entrega, acreditem, não lhes falta.

Tenho de falar ainda do Sporting que, na Liga Europa,

tem muitas hipóteses de passar a fase de grupos. O Arsenal é a única equipa que lhe pode bater o pé, porque as outras duas equipas (Qarabag, do Azerbaijão, e Vorskla, da Ucrânia) são reconhecid­amente inferiores. O Sporting que vai entrar numa fase decisiva da sua vida, depois de meses de intranquil­idade e de muita maldade feita ao próprio clube. Depois das eleições, oxalá haja um novo Sporting.

O SORTEIO DAS PROVAS EUROPEIAS FOI EM GERAL SIMPÁTICO PARA AS O CLUBE DE ALVALADE VAI ENTRAR NUMA FASE DECISIVA DA SUA VIDA, DEPOIS DE MESES DE INTRANQUIL­IDADE E DE MUITA MALDADE FEITA

 ??  ??
 ?? Vítor Baía Antigo Internacio­nal ??
Vítor Baía Antigo Internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal