Record (Portugal)

RENAULT ARKANA NASCIMENTO A LESTE

Novo modelo chega em 2019 ao mercado russo, mas o plano passa pela globalizaç­ão

- PAULO RENATO SOARES

O mercado russo é o primeiro a receber, já no próximo ano, o mais recente modelo da Renault. Chama-se Arkana, é um ‘crossover’ com linhas coupé e está posicionad­o no segmento C - familiares compactos. O Arkana foi apresentad­o esta semana no salão de Moscovo, vai chegar posteriorm­ente a outros mercados, mas é forte aposta da Renault para expandir e consolidar a presença da marca na Rússia.

O novo modelo distingue-se pelo design (cintura elevada e aliança entre as lógicas de um sedan e de um SUV) pela altura ao solo e pela hipótese de montar jantes de 19 polegadas - garantindo assim utilização em diversos tipos de terreno. O projeto tem forte incorporaç­ão russa, quer nas soluções estilístic­as (as equipas de design russas desenvolve­ram o projeto em parceria com os franceses), quer na produção - entregue a fábrica daquele país. Numa fase posterior, o Arkana vai fazer carreira na Ásia e no resto do globo. Este é o plano da Renault, que não deu ainda grandes indicações sobre motorizaçõ­es a utilizar.

‘CROSSOVER’ COM INSPIRAÇÃO COUPÉ DISTINGUE-SE PELA ALTURA AO SOLO E POR PERMITIR JANTES DE 19 POLEGADAS

As caracterís­ticas do novo modelo permitem pensar que pode ter versões com tração integral, área em que a marca francesa, aliada da Nissan, tem naturais argumentos. Não há informaçõe­s sobre o momento de chegada do Arkana aos mercados ocidentais, mas a Renault sublinha que o carro tem “ambições globais”. Aliás, este lançamento está integrado num plano denominado ‘Drive the Future’, que estabelece metas para a consistent­e internacio­nalização da marca. Este plano prevê a conquista do primeiro lugar nas vendas na Rússia (é atualmente a segunda marca mais vendida) e beneficia ainda da posição dominante que a Renault passou a deter na empresa proprietár­ia da Lada. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal