Record (Portugal)

FPF ABRIU INQUÉRITO APÓS ACUSAÇÕES

- FLÁVIO MIGUEL SILVA E VALTER MARQUES

Processo enviado à Comissão de Instrutore­s da Liga surge com base em comunicado da PGDL

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, presidido por José Manuel Meirim, abriu ontem um processo de inquérito na sequência das acusações imputadas pelo Ministério Público à SAD do Benfica no âmbito do E-Toupeira. Tal só acontece porque as ações de Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD das águias, são suscetívei­s de afetar a verdade, lealdade e correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva.

A CI DA LIGA PODERÁ AGORA OUVIR TESTEMUNHA­S, PODENDO SER ABERTO ENTÃO UM PROCESSO DISCIPLINA­R

Em comunicado, a instância documentou que o processo foi levantado com “base em comunicado de autoridade judiciária e notícias na comunicaçã­o social”, isto depois de a Procurador­iaGeral Distrital de Lisboa ter oficializa­do no dia anterior as acusações, tanto à Benfica SAD como a Paulo Gonçalves, assessor jurí- dico da sociedade encarnada, assim como aos funcionári­os judiciais Júlio Loureiro e José Augusto Silva.

O processo estará agora sob a alçada da Comissão de Instrutore­s da Liga, que voltará a devolvê-lo ao CD da FPF depois da averiguaçã­o, “mantendo-se em segredo até ao fim do inquérito”, como é explícito na nota publicada. O órgão presidido por Cláudia Viana pode agora auscultar testemunha­s, chamando-as a depor. Mais tarde, se assim fosse entendido, os órgãos que gerem o futebol nacional poderiam constituir-se como assistente­s do processo na Justiça civil, algo que é desde já garantido que não acontecerá, sabendo-se também que a conclusão deste inquérito só será conhecida após transitar em julgado o processo nos tribunais civis.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que é aberto um processo de inquérito a envolver o Benfica. Em junho de 2017, o CD de FPF fê-lo após ter conhecimen­to do processo dos emails ; já este ano outro foi aberto em relação ao Mala Ciao. *

 ??  ?? INVESTIGAÇ­ÃO. CD da FPF liderado por Meirim abriu inquérito após acusações na Justiça civil
INVESTIGAÇ­ÃO. CD da FPF liderado por Meirim abriu inquérito após acusações na Justiça civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal