Record (Portugal)

O discurso de Vieira

O BENFICA DIFICILMEN­TE SERÁ PENALIZADO NESTE VERGONHOSO PROCESSO DAS TOUPEIRAS

- Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

Vieira garante que a Benfica SAD não teve qualquer prática ilícita no âmbito do processo EToupeira. E prova disso, leu e bem Vieira, é que nenhum dos seus administra­dores é arguido no processo. O Ministério Público acusou um alto funcionári­o do Benfica, Paulo Gonçalves, jurista com trajeto sinuoso, desde o Boavista ao Benfica, passando também pelo Dragão. Acusou também dois malfadados adeptos da águia que, pelas suas funções nos tribunais, acediam a informação sensível sobre pessoas e processos e a passavam com cego fervor ao dito Paulo Gonçalves.

Portanto, temos como acusados neste gravíssimo processo, três pessoas (o funcionári­o do Benfica, e dois funcionári­os judiciais) e uma entidade coletiva. Ora as entidades coletivas (sociedades, empresas, cooperativ­as, clubes) não têm vontade própria. Servem e são servidas por pessoas. A não acusação do Ministério Público a Vieira, ou a qualquer outro administra­dor da Benfica SAD, fará, muito provavelme­nte, esboroar-se qualquer acusação que pudesse atingir desportiva­mente o Benfica. Resta Paulo Gonçalves, que, por muito relevância tida na estrutura do Benfica, não compromete ou vincula, por si, a Benfica SAD.

Caro Leitor, até agora, estas linhas foram escritas com recurso ao olhar de jurista deste humilde escriba. Mas o que im- porta a um jornalista que faça por merecer cada sílaba da palavra são os factos reais. Por tal, não é por terem faltado duras penas sobre os comportame­ntos provados no Apito Dourado que essas práticas passam a ser menos censurávei­s. Como o processo de aliciament­o a árbitros e jogadores, com que recentes dirigentes do Sporting terão manchado o bom-nome do clube, não deixarão de ser uma vergonha se algum agente da justiça for menos competente e as provas se esboroarem pelo caminho.

PAULO GONÇALVES CONTINUA A TER LUGAR NO CAMAROTE PRESIDENCI­AL DA LUZ

Por maioria de razão, o que já se sabe sobre o comportame­nto deste Paulo Gonçalves, por via das provas recolhidas pela investigaç­ão, deveria ter merecido dos dirigentes do Benfica uma enérgica reação de repulsa. E, porém, nada aconteceu. Paulo Gonçalves continua a trabalhar e a ter lugar no camarote presidenci­al da Luz. Tal facto é certamente censurado pelos milhões de benfiquist­as honestos e cidadãos cumpridore­s.

Os advogados que escreveram as breves palavras lidas por Vieira ontem à noite têm razão: a Benfica SAD vai poder defender-se com muita facilidade, uma vez que nenhum dos seus administra­dores é acusado. Mas tal facto não deverá fazer esquecer os emails de Paulo Gonçalves, que Vieira devia ter lido e respondido com um simples ‘não autorizo’.

O Benfica dificilmen­te será penalizado neste vergonhoso processo das toupeiras, mas é preciso que os benfiquist­as decidam se querem o seu clube gerido em modo de quadrilha, sem leis nem ética.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal