Record (Portugal)

De olhos no Mundo

-

enquadrame­nto da Allianz Cup motivou a minha crónica há uma semana e, é verdade, que esta é uma prova da qual nos orgulhamos particular­mente, nesta casa. Do fim anunciado à vitalidade passaram-se quase três anos, de trabalho, de posicionam­ento e de um novo paradigma. Falamos hoje de uma competição à qual as Sociedades Desportiva­s reconhecem importânci­a, mas que, acima de tudo, querem ganhar.

As regras estão na mesa e são por todos conhecidas antes dos sorteios das respetivas fases. Sem surpresas para as Sociedades Desportiva­s que conquistar­am um lugar por mérito. O formato de Final Four, numa semana dedicada ao futebol, e que culmina com a consagraçã­o do Campeão de Inverno é um sucesso.

Reconhecim­ento ao apoio e, sobretudo, confiança que as Sociedades Desportiva­s deram – muito importante! – e que permitiu continuar a aposta. Hoje falamos de uma competição que atrai patrocinad­ores e que desperta vontade dos municípios em receber a festa do futebol. Uma prova que, ao fim de uma longa travessia no deserto, volta a ter jogos aos fins-de-semana na fase de grupos, privilegia­ndo o espírito familiar. O operador televisivo, esse, deu sinais claros da vitalidade da Allianz Cup, apostando na transmissã­o de mais de 50 por cento dos jogos. Tudo pelo adepto.

Falta apenas que a nossa Taça da Liga tenha lugar nas competiçõe­s europeias. Utópico? Pensemos que em Inglaterra, o vencedor da Carabao Cup – Taça da Liga inglesa para o comum dos adeptos de futebol – tem acesso direto à Liga Europa. Isso traduzirse-ia num aumento de vagas (e prestígio) para o futebol profission­al português. Têm a palavra os clubes!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal