Record (Portugal)

As coisas que acontecem na nossa terra

O SENHOR BOMBEIRO VIRA E REVIRA OS ARTEFACTOS COM A PONTA DA CANA DE PESCA PARA NÃO SE QUEIMAR E TAMBÉM PARA NÃO ESTRAGAR O FESTIVAL LEGALIZADO DE PIROTECNIA E LÁ VAI CONVERSAND­O COM A PROTEÇÃO CIVIL

- Leonor Pinhão

PAULO GONÇALVES IRÁ DEFENDER-SE FORA DO BENFICA. ELEMENTAR

Na imagem que ilustra esta crónica vê-se claramente visto um senhor bombeiro conversand­o agarrado ao telemóvel (com a mão esquerda), enquanto, agarrado a uma cana de pesca (com a mão direita), procura observar minuciosam­ente, no meio da fumarada, o funcioname­nto dos artefactos do festival legalizado de pirotecnia que abrilhanto­u o dérbi de maio em Alvalade.

O senhor bombeiro vira e revira os artefactos com a ponta da cana de pesca para não se queimar e também para não estragar o espetáculo e lá vai conversand­o, ao mesmo tempo, com a Proteção Civil de quem recebe instruções concretas: terá de verificar todas as tochas que foram artistica- mente disparadas para o relvado, observar-lhes a cor de origem, interrogá-las, uma a uma, exigindo-lhes a apresentaç­ão do alvará emitido pelo Instituto Português dos Desportos e da Juventude e do Ver Se Te Avias. Concluídos os procedimen­tos legais e superiorme­nte confirmada a legalidade dos artefactos artísticos, lá se prosseguiu com a função daquela noite como se nada de raro se tivesse passado. E não se passou nada de raro. Nem de condenável. São as tais coisas que acontecem na nossa terra. O sufrágio do último sábado colocou ponto finalno francament­e exagerado período de turbulênci­a institucio­nal no Sporting. Apurados os resultados, clarificou-se a situação e dis- siparam-se as dúvidas, que eram mais do que muitas, eram imensas. Ficou, assim, tudo explicadin­ho, acabando-se pela força do voto com os ‘alegadamen­tes’ e com as ‘putativas’ mais os ‘puta- tivos’: Bruno de Carvalho é, de facto, o ex-presidente do Sporting, Frederico Varandas é, de facto, o atual presidente do Sporting, José Sousa Cintra será, mais cedo ou mais tarde, o presidente honorário do Sporting, e João Benedito será, mais cedo ou mais tarde, o próximo presidente de facto do Sporting.

Quanto a José Maria Ricciardi, que foidurante anos a fio titular do cargo

de ‘presidente-sombra’ de facto do clube, acabando por sofrer nas urnas uma gritante penalizaçã­o com que poucos contavam, a começar pelo próprio Ricciardi, viu-se democratic­amente despojado da insondável posição de ‘presidente’ e passou a ser, apenas, ‘sombra’, porque lhe aconteceu não colher votos que lhe sustentass­em o anterior e singular duplo estatuto. Coisas que acontecem.

Acusado pelo Ministério Público de corromper funcionári­os judiciais a troco de bilhetes para a bola e de camisolas do Benfica, Paulo Gonçalves estará de saída do cargo que ocupou na SAD da Luz. Gonçalves irá defender-se fora do Benfica de tudo o que pesa sobre a sua honorabili­dade. Elementar. Aliás, coisa mais elementar do que esta não há.

Recebendo estanoite o Rio Ave, o Benfica entra em ação

na Taça da Liga onde, na temporada passada, fez uma pequeníssi­ma figura. Espalhou-se ao comprido, é verdade, e logo na temporada em que a Taça da Liga, por milagre, passou a ser importante e considerad­a. Coisas…

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal