Record (Portugal)

O fanatismo tem cura

- Luciano Gonçalves

Somos um povo digno de estudo no que ao desporto e futebol diz respeito. Em todos nós existe um jogador, um treinador, um dirigente ou um árbitro, mas depois esquecemo-nos de ser simplesmen­te coerentes. Esta semana fiquei muito satisfeito ao ver um povo unido na defesa do árbitro de ténis Carlos Ramos, condenando a vergonhosa atitude de Serena Williams, que desceu a um nível tão baixo que só mostrou que o caráter e a educação não se compram com status ou dinheiro.

Mas também fiquei perplexo, e inclusive tive de ler e ouvir repetidame­nte algumas notícias para ter a certeza de que era o meu povo que estava assim a defender um árbitro. Será que

SERÁ QUE SE SERENA ESTIVESSE COM UMA CAMISOLA DE CLUBE VESTIDA IRÍAMOS PENSAR O MESMO?

se a tenista norte-americana estivesse noutro desporto e com uma camisola de clube vestida iríamos ter esta unanimidad­e sem cor? Fica a dúvida. Mas acreditand­o eu neste povo e acreditand­o que o fanatismo tem cura, acredito que se comece a olhar para os árbitros de forma diferente. Pela sua competênci­a ou incompetên­cia e não pelas camisolas que os atletas tenham vestidas.

Tenho o prazer e a honra de presidir também à CAJAP ( Confederaç­ão das Associaçõe­s Juízes e Árbitros de Portugal) e tenho a certeza de que temos dos melhores árbitros do mundo nas várias modalidade­s. Naturalmen­te que o exemplo de profission­alismo do Carlos Ramos, que é dos mais credenciad­os a nível mundial, demonstra isso mesmo. E se não fosse a falta de educação de uma estrela de maus modos, continuáva­mos sem conhecer o seu invejável currículo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal