Record (Portugal)

SONHO DAS ‘FINALS’ FICA MAIS LONGE

- JOSÉ MORGADO

Portugal perde, adia permanênci­a no Grupo 1 e complica entrada na nova Taça Piqué

A Seleção portuguesa da Taça Davis acabou ontem derrotada pela Ucrânia (3-1), em Bucha, nos arredores de Kiev, e não só adiou a manutenção no Grupo 1 da Zona Europa/África, como tornou mais difícil a possibilid­ade de ser repescada para a fase de qualificaç­ão da primeira edição das Davis Cup Finals, que se estreiam em 2019 com o alto patrocínio do futebolist­a Gerard Piqué.

Na 1ª edição da Taça Piqué, o ‘qualifying’ para as Finals vai contar com 24 equipas, sendo que 12 delas vão ser repescadas ao Grupo 1, mediante o ranking da Taça Davis: seis da Europa, três das Américas e três da Ásia/Oceânia. Se Portugal tivesse derrotado a Ucrânia, a presença nessa fase estava praticamen­te garantida, mas, assim, as chances de descida no ranking são muitas. Depois de um primeiro dia que deixou tudo empatado (1-1), ontem Portugal perdeu os dois encontros disputados: primeiro, João Sousa e Gastão Elias cederam diante de Dennys Molchanov e Sergyi Stakhovsky, por 6-4, 3-6 e 7-6(5), num encontro que os portuguese­s chegaram a liderar com break de vantagem no 3º set, e depois Sousa e Stakhovsky voltaram ao court, com nova vitória ucraniana em três sets equilibrad­os, por 6-2, 3-6 e 7-5.

No final, o selecionad­or Nuno

Marques assegurou ter gostado daquilo que viu, apesar da derrota. “Fizemos grandes encontros, estivemos muito bem, com grande atitude, caráter, lutámos imenso, recuperámo­s de um ‘set’ a zero e foi pena. Foi um dia muito frustrante”, confessou.

Em outubro há mais

A derrota na Ucrânia ‘obriga’ Portugal a derrotar a África do Sul em casa, se quiser manter-se no Grupo 1. A eliminatór­ia está marcada para 19 e 20 de outubro, e deverá ser disputada em terra batida, de preferênci­a em recinto coberto. O CIF, em Lisboa, e a Maia são as melhores opções... *

 ??  ?? TRISTES. João e Gastão foram a face da desilusão
TRISTES. João e Gastão foram a face da desilusão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal