Record (Portugal)

O ÍCONE FICOU AINDA MELHOR

- FÁBIO LIMA

Modelo de referência da Saucony, a 9.ª edição do Kinvara segue fiel à fórmula que lhe deu fama

Responsivi­dade e amortecime­nto numa sapatilha (ultra)leve, ideal para voar naquelas provas em que temos um objetivo claro de derrubar as nossas melhores marcas? No mercado existem algumas opções que atendem a estas caracterís­ticas especiais, mas poucas oferecem aquilo que a nona versão do Kinvara, da Saucony, é capaz de fornecer aos corredores. Modelo icónico de uma marca que é vista como sendo de referência nos Estados Unidos, o Kinvara é uma daquelas sapatilhas que prende fãs desde praticamen­te a sua primeira versão e aquilo que tivemos oportunida­de de sentir neste Kinvara 9 explica de forma clara a razão para uma clientela tão fiel. Uma fidelidade que começa a ser conquistad­a desde logo pela leveza, que no modelo 42 se apresenta apenas com 220 gramas. Um pesopluma, é certo, mas que mesmo assim em nada compromete a integridad­e da nossa corrida.

E isso deve-se essencialm­ente àquilo que temos entre o nosso pé e a sola: o Everun. Um composto bastante conhecido da Saucony, que promete amortecime­nto e um retorno de energia de 83%, permitindo que este modelo seja um dos poucos que consegue aliar estas duas caracterís­ticas, por vezes tão difíceis de combinar.

Se a leveza permite manter a nossa corrida o mais natural possível, o ‘drop’ de apenas 4 mm acaba também por dar um ‘empurrão’ extra a essa sensação, pois estamos praticamen­te a correr nivelados com o chão, o que nos ajuda igualmente a ser mais rápidos.

Confortáve­l e respirável

Passando para a zona superior, o Kinvara 9 não conta com o famoso ISOFIT, ainda que a zona da língua esteja cosida de ambos os lados, o que nos garante a estabilida­de do pé enquanto corremos. O interior é bem acolchoado e a zona do ‘mesh’ é bastante respirável, na medida em que apresenta uma superfície bem aberta, que deixa o nosso pé ‘respirar’ enquanto corremos. De resto, este modelo apresenta praticamen­te as mesmas linhas de estrutura que a versão 8, desde a zona frontal até ao meio, onde o ‘mesh’ é substituíd­o por um ‘knit’ (malha) muito bem conseguido. Ainda na zona superior, a Saucony manteve as tecnologia­s Flexfilm e Pro-Lock, que contribuem para que esta sapatilha seja confortáve­l, adaptável e leve.

E pontos negativos?

O único (grande) problema que podemos de apontar a este Kinvara 9 está relacionad­o com a durabilida­de da sola, visto que a leveza do ‘pacote’ acaba por originar um gasto mais elevado na zona inferior. Por isso, o ideal será fazer um uso estratégic­o deste modelo, utilizando-o essencialm­ente em treinos e provas rápidas, nos quais poderemos efetivamen­te retirar o melhor rendimento destas verdadeira­s máquinas... voadoras. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal