Record (Portugal)

GUDELJ ARRUMA A CASA

Médio permite a José Peseiro libertar Acuña para o corredor. Mira apontada ao onze

- ALEXANDRE MOITA E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

ESTREIA POSITIVA COM O MARÍTIMO

Depois de pouco mais de três semanas a treinar-se com o plantel de José Peseiro, Gudelj estreou-se com o Marítimo, para a Allianz Cup. O sérvio entrou nos últimos 20 minutos, para ocupar a posição 8, e revelou excelentes pormenores, benefician­do também do próprio contexto (leiase, a vantagem de 3-1 favorável ao Sporting). O médio entrou para o lugar de Marcos Acuña, que tem jogado adaptado nessa posição desde o dérbi na Luz, diante do Benfica, e a diferença de rendimento foi notória, ainda que, como se disse, o antigo jogador do Guangzhou Evergrande (China) tenha entrado numa fase de maior descompres­são. Agora que Nemanja Gudelj está identifica­do com as rotinas da equipa e readquiriu a forma física, após três meses sem competir, Peseiro tem mais uma opção para o sector intermediá­rio. E não será de mais recordar, neste contexto, que o reforço foi um pedido expresso do técnico, em busca de um jogador para o 4x2x3x1 capaz de fazer a diferença (e de nível técnico e tático semelhante a William). Aliás, foi mesmo uma conversa de Peseiro com Gudelj a desbloquea­r aquela que se tornou a contrataçã­o mais difícil da gestão (transitóri­a) de Sousa Cintra, como o próprio dirigente reconheceu.

Alternativ­as

Com a entrada do sérvio na equipa, José Peseiro tem, agora, a possibilid­ade de arrumar a casa, ou seja, proceder a reajustes, tanto na dinâmica do meio-campo como no corredor esquerdo, desde logo voltando a colocar Acuña numa posição em que o argentino consiga explanar todo o seu futebol. Quando Gudelj assumir a titularida­de, e esse é um cenário possível até já frente ao Qarabag, o treinador poderá apostar em Acuña para a esquerda da defesa, troca que implicaria a saída do onze de Jefferson, ou ainda para extremo, onde existe nesta altura abundância de soluções (de Nani a Jovane, passando até por Raphinha). No meio-campo, Bruno Fernandes e Battaglia são jogadores imprescind­íveis para o treinador do Sporting e, por isso, Gudelj entrará, à partida, para jogar com ambos.

O internacio­nal sérvio, no entanto, pode atuar em todas as posições do miolo e, por isso, Peseiro poderá testar outras combinaçõe­s, até porque tem alternado entre o 4x3x3 e o 4x2x3x1. Gudelj admitiu, durante a sua apresentaç­ão, que gosta mais de ser utilizado na posição 8, pela liberdade que tem, mas a verdade é que também poderá alinhar mais recuado, fazendo, por exemplo, dupla com Battaglia. Tem a palavra o técnico leonino. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal