Record (Portugal)

Líder mais novo do século XXI

-

Empossado há pouco mais de uma semana, Frederico Varandas assumiu a presidênci­a do Sporting com 38 anos, tornandose assim o líder leonino mais novo a ocupar esta função no século XXI. O recorde absoluto continua na posse de José Holtreman Roquette (José Alvalade) que, em 1910, se sentou na cadeira da presidênci­a com 25 anos, e dirigiu os destinos do clube até 1912.

pre teve boas notas, apesar de passar longas horas a praticar desporto. O futebol era jogado na rua, nas imediações do Liceu Filipa de Lencastre, onde eram disputados renhidos ‘Sporting-Benfica’ em que as equipas eram escolhidas de acordo com as preferênci­as clubística­s dos intervenie­ntes. Em 1992, desafiado pelo amigo Vasco Matos, trocou a central pela curva sul, onde integrava o Núcleo Roma, uma ramificaçã­o da Juve Leo constituíd­a por jovens que frequentav­am os liceus do bairro de Alvalade. As tardes de domingo estavam destinadas ao futebol para aquele grupo de 30 jovens leões, que já sentiam o peso de um jejum que viria a durar 18 anos.

Medicina e exército

Sempre com excelentes notas na área das ciências, acabou por seguir as pisadas do pai e tirou o curso de medicina. Entretanto, a carreira militar também o fascinava e acabou por fazer o curso de comando. A presença de Portugal na NATO originou o envio de tropas para o Afeganistã­o e, nesse grupo, eram necessário­s dois ou três oficiais, sendo obrigatóri­a a presença de um médico. Foi escolhido Va- randas que foi como Tenente e regressou com a promoção a Capitão, fruto de uma missão de excelência que lhe valeu um louvor e a medalha D. Afonso Henriques. Mesmo aí, sob fogo inimigo, não deixou de ouvir na rádio a final da Taça de 2008, conquistad­a ao FC Porto com um bis de Tiuí.

Bonfim e Alcochete

Regressou a Portugal e foi convidado para médico do V. Setúbal. O sucesso no Bonfim valeu-lhe o convite do Sporting, clube no qual chega a chefe do departamen­to clínico. Sempre com contratos anuais que iam sendo sistematic­amente renovados por exigência dos treinadore­s com quem ia trabalhand­o, inovou por ser o primeiro diretor clínico que integrava os estágios e assistia a todos os treinos da equipa. Pelo meio ainda encontrou tempo para organizar as jornadas de medicina.

Em maio deu-se a invasão da Academia, a final perdida no Jamor e a decisão que mudou radicalmen­te a vida de Frederico Varandas. Para trás ficou a viagem a Bali com a namorada Katarina, onde até sonhava estrear a nova prancha de surf... *

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal