Record (Portugal)

LUISÃO DIZ ADEUS

- NUNO MARTINS E VALTER MARQUES

Luisão vai antecipar o fim de carreira, numa cerimónia que deverá ter lugar hoje, ou, quando muito, até final da semana. Ao que

Record apurou, trata-se de uma decisão de comum acordo com o Benfica. À espera do brasileiro está o cargo de diretor para as relações internacio­nais.

No Benfica desde 2003/04, Luisão vai gozar um período de descanso, sendo certo que, quando voltar ao ativo, integrará a estrutura, algo que há muito estava pensado por Luís Filipe Vieira e pelo futebolist­a mais titulado da história dos encarnados.

DECISÃO TOMADA DE ACORDO COM VIEIRA. COMPANHEIR­OS JÁ ESTAVAM A PAR DAS INTENÇÕES DO CAPITÃO DAS ÁGUIAS

Com estava prometido pelo presidente das águias, Luisão assinou pelo Benfica um novo contrato, depois do arranque da préépoca, ficando vinculado até 30 de junho de 2019. Como afirmaria mais tarde, no estágio em Troia, esta seria a sua última temporada como profission­al.

Fora das opções

Ainda no início da sua 16ª época na Luz, o brasileiro preferiu colocar já um ponto final, não deixando esse anúncio para mais tarde. Uma decisão antecipada por não ser opção para Rui Vitória – inclusive, não foi inscrito na Liga dos Campeões. Rúben Dias e Jardel estão firmes no onze e Conti tem sido escolhido para o banco.

Aliás, no jogo de Salónica, foi ultrapassa­do por Cristián Lema, que viajou com a equipa. Na véspera desse encontro, Luisão partilhou, nas redes sociais, uma fotografia, escrevendo: “Treino de não con- vocados. Done [feito].” De imediato, muitos seguidores interpreta­ram essa publicação como um sinal de desagrado do defesa- central. Em 2018/19, contando os jogos de preparação, regista apenas 7 minutos de utilização, frente ao Sevilha, em Zurique. Como foi referido atrás, esta é uma decisão de comum acordo com a SAD encarnada, em particular Vieira, que um dia o chamou de “companheir­o de caminhada”. Isto porque Luisão chegou ao Benfica em agosto de 2003, pouco antes de o dirigente ser eleito, pela primeira vez, presidente do clube. De qualquer forma, não apanha de surpresa os companheir­os, que já estavam a par das intenções do brasileiro. Luisão é o segundo jogador com mais jogos realizados (538) pelo Benfica, apenas superado por Nené (578). É o único estrangeir­o a atingir as 500 presenças de águia ao peito, num restrito grupo que inclui Veloso, Coluna e o já referido Nené. Quanto a títulos conquistad­os, não há ninguém que tenha tantos como ele.

O brasileiro, que fez o último jogo oficial a 13 de maio, diante do Moreirense, na última jornada do campeonato passado, vai ocupar um lugar que Nuno Gomes, após ter deixado a formação, e que Simão Sabrosa recusaram. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal