Record (Portugal)

SOUSA TEVE CORAÇÃO

- JOSÉ MORGADO

N.º 1 nacional sobreviveu a quase três horas de batalha rumo aos ‘oitavos’ na China

João Sousa, nº 1 nacional e 50º ATP, estreou-se ontem na sua minitourné­e chinesa (vai jogar por lá nas próximas três semanas) com um triunfo rumo aos oitavos-de-final do ATP 250 de Chengdu.

O vimaranens­e de 29 anos, que na semana passada havia cedido na 1ª ronda em São Petersburg­o, voltou aos triunfos de forma sofrida, ao bater o norte-americano Tim Smyczek, 109º ATP, por 7-6(1), 6-7(7) e 6-3, num encontro que se estendeu por quase três horas e que contou com muitas reviravolt­as: Sousa ganhou o 1º set depois de salvar quatro set-points, perdeu a segunda partida após ter um match-point a favor e só o 3º parcial acabou por ser menos atípico, com o minhoto a fazer o único break a meio do set e a conseguir confirmá-lo rumo à próxima fase. “Foi um encontro atípico, com muitas variações em todos os sets, mas acabei por vencer uma dura batalha frente a um bom jogador. Penso que o nível exibido foi bom, por isso fico contente por ter passado à segunda ronda neste torneio. Agora estou focado em descansar para preparar os próximos desafios que aí vêm”, confessou o pupilo de Frederico Marques, que está igualmente inscrito na variante de pares, ao lado do argentino Guido Pella. A dupla estreia-se hoje, mas em singulares João Sousa só deve voltar a competir amanhã, frente ao vencedor do encontro entre o canadiano Vasek Pospisil (86º ATP) e o moldavo Radu Albot (102º). O vimaranens­e comanda o confronto direto por 3-0 diante de Pospisil e por 2-1 face a Albot.

Vitória n.º 25

O triunfo de ontem é também um marco na época do nº 1 nacional, uma vez que é a sua 25ª da temporada de singulares em quadros principais de nível ATP.

Só em 2015, ano em que Sousa chegou a quatro finais ATP, é que o português atingiu a 25ª vitória mais cedo no ano, na altura logo no dia 30 de julho. Acabaria esse ano com 38 vitórias (recorde).

 ??  ?? SORRISO. Vimaranens­e festejou com os fãs chineses
SORRISO. Vimaranens­e festejou com os fãs chineses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal