Record (Portugal)

VENHA DAÍO TANGO

- DIOGO JESUS

Portugal viaja hoje até Buenos Aires para participar nos Jogos Olímpicos da Juventude

Foi ao ritmo de tango que a comitiva portuguesa que vai participar na 3ª edição dos Jogos Olímpicos de Juventude de Buenos Aires, a partir de domingo, foi ontem apresentad­a na Casa da América Latina, em Lisboa. Ao todo serão 41 atletas em 12 modalidade­s, naquela que é a maior missão de sempre nesta competição. Ao longo de 12 dias, cerca de 4.000 atletas (dos 15 aos 18 anos) em representa­ção de 203 países competirão na capital argentina, em 32 modalidade­s e disciplina­s.

Marco Alves, chefe da missão portuguesa, destacou a responsabi­lidade de representa­r as cores da bandeira lusa. “Chefiar esta missão é uma responsabi­lidade e o facto de se tratar de jovens acresce a essa responsabi­lidade. Este é um momento que deve encher de orgulho os pais e é uma oportunida­de para o desporto português se afirmar além-fronteiras”, disse Marco Alves, não querendo fazer uma previsão dos resultados: “Alguns atletas qualificar­am-se nas primeiras posições das suas competiçõe­s, por isso esses terão os seus objetivos de lutar pelos lugares de pódio.”

Também presente esteve o ministro da Educação, Tiago Bran- dão Rodrigues. “Este é um momento de celebração e reconhecim­ento. Vocês estão a fazer missão, um momento de celebração, de reconhecim­ento e de gratidão. A crença e a resiliênci­a são fundamenta­is para irem mais longe. Esta é a aposta no futuro. É a preparação olímpica para os Jogos de, quem sabe, 2020, mas com certeza para 2024, 2028 e 2032”, disse o antigo praticante de karaté. Já José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), realçou o cresciment­o do desporto nacional: “É a maior delegação de sempre, um momento especial para o COP. São sinais positivos. O que peço aos atletas é que deem o vosso máximo e superem as expectativ­as. No plano social, o comportame­nto deve ser irrepreens­ível, porque transporta­m nas vossas costas o país. Há expectativ­as muito grandes em relação a esta missão.”

COMITIVA NACIONAL VAI PARTICIPAR COM 41 ATLETAS DE 12 MODALIDADE­S. É A MAIOR MISSÃO DE SEMPRE

Igualdade de géneros

Estes Jogos Olímpicos da Juventude têm a particular­idade de serem o primeiro evento olímpico em que o número de atletas femininos é exatamente igual ao masculino: 1.999 em cada género.

A comitiva lusa parte hoje às 6h50 (escala em Madrid) e chega a Buenos Aires à meia-noite. A cerimónia de abertura está agendada para sábado. *

 ??  ?? MISSÃO. Comitiva lusa posa para a foto na Casa da América Latina em Lisboa
MISSÃO. Comitiva lusa posa para a foto na Casa da América Latina em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal