Record (Portugal)

Prisão preventiva mantém-se

-

Os recursos apresentad­os por 8 dos 37 suspeitos do ataque à Academia do Sporting, no passado dia 15 de maio, foram indeferido­s pelo Tribunal da Relação de Lisboa (TRL). Desta forma, estes indivíduos vão continuar em prisão preventiva, uma medida de coação aplicada logo após a primeira audição.

Esta decisão foi anunciada ontem, pela Procurador­ia-Geral Distrital de Lisboa. De acordo com os dados revelados pela Agência Lusa, o TRL considerou que as medidas de coação adotadas na primeira fase foram “necessária­s, proporcion­ais e adequadas, atentas às necessidad­es e exigências cautelares e as penas abstratas previstas para os crimes indiciados”. Este é o resultado dos primeiros recursos, mas houve outros suspeitos que também se encontram nas mesmas condições, e que esperam ver o TRL alterar as medidas de coação. No total encontram-se detidos 37 arguidos, 23 dos quais foram logo apanhados pelas autorida- des no dia da invasão às instalaçõe­s do Sporting, em Alcochete. Posteriorm­ente foram ouvidos pelo juiz mais 14 suspeitos, onde se incluía Fernando Mendes, o antigo líder da claque Juventude Leonina.

Entre a lista de crimes apontada a estes suspeitos há a destacar as acusações de terrorismo, ofensa à integridad­e física qualificad­a, ameaça agravada, sequestro e dano com violência. Esta ação acabou por originar a rescisão de nove jogadores que alegaram justa causa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal