Record (Portugal)

LEÃO FRÁGIL FORA DA SELVA

- DANIEL MONTEIRO

O leão fica fragilizad­o sempre que se afasta do seu habitat natural: são já 24 os jogos consecutiv­os em que o Sporting sofre golos fora de casa. Uma extensa lista [ver info.] que denota algumas debilidade­s defensivas sempre que o palco do jogo não é o Estádio José Alvalade. Tudo começou no dia 26 de novembro do ano transato, quando a turma leonina foi à capital do móvel vencer o Paços de Ferreira por 2-1, na altura sob o comando de Jorge Jesus. Desde então, não houve deslocação alguma em que os leões conseguiss­em manter a sua baliza inviolável… mesmo contabiliz­ando todas as competiçõe­s. Mas há mais dados preocupant­es. Olhando somente para a presente temporada, o Sporting esteve em desvantage­m em quatro (das cinco) partidas como visitante... esta foi a terceira consecutiv­a em que os comandados de José Peseiro não conseguira­m amealhar os três pontos, depois da visita ao Estádio da Luz para medir forças com o Benfica (1-1) e da deslocação à pedreira de Braga (1-0).

Mas os quatro golos sofridos diante dos algarvios adensam a preocupaçã­o dos responsáve­is leoninos e trazem à memória dados nada reconforta­ntes e animadores. Há dez anos que o conjunto verde e branco não sofria quatro golos na Primeira Liga. Foi em abril de 2008, na altura perderam por 4-1 no reduto da União de Leiria. No século XXI, o Sporting sofreu quatro golos na Liga em oito ocasiões: Paços de Ferreira (2002/03), Braga (2002/03), Vitória de Setúbal (2002/03), FC Porto (2003/04), Rio Ave (2003/04), Nacional (2004/05), União de Leiria (2007/08) e agora com a formação de Portimão.

Por fim, e concluindo o role de estatístic­as nada positivas para os leões, o Portimonen­se não vencia a formação leonina desde 1989. Depois desse momento, o Sporting embalou e construiu uma série de seis jogos consecutiv­os a vencer para a Liga. *

 ??  ?? FALHANÇO. Coates não escondeu a frustração
FALHANÇO. Coates não escondeu a frustração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal