Record (Portugal)

RONALDO NOMEADO PARA BOLA DE OURO

Ronaldo e Mandzukic abrem alas para a signora e Mbappé e Neymar não têm oposição em França

- AURÉLIO DE MACEDO

Enquanto na maioria das ligas europeias se assiste a um equilíbrio de forças na luta pelo poder, em Itália e França todos sabem quem manda. Juventus, heptacampe­ã, e Paris SG, com cinco títulos nos últimos seis anos, parecem encaminhad­os para mais um passeio nos respetivos campeonato­s e, para tal, apresentam argumentos de peso no ataque. Liderados por Cristiano Ronaldo, os bianconeri impuseram-se no campo da Udinese (2-0), somando o 8º triunfo em outros tantos jogos da Serie A. O português marcou e já tem quatro golos na liga, tantos como Mandzukic, e ambos são verdadeira­s ameaças ao recorde da Roma, que, em 2013/14, iniciou a liga com 10 vitórias consecutiv­as. Em Paris houve volta olímpica ao Parque e não era para menos. Com a goleada sensaciona­l aplicada ao Lyon (5-0), o PSG entrou para a história da Ligue 1, tornando-se a primeira equipa a alcançar nove vitórias nas primeiras nove jornadas. Neymar ‘abriu as hostilidad­es’ e Mbappé assinou um pó- quer, uma dupla que não encontra oposição em França, liderando a tabela dos artilheiro­s, ambos com oito golos. “Temos uma grande equipa. Sabemos que é importante vencer sempre em qualquer competição. Estamos a fazer história neste clube”, declarou Neymar, “feliz por ajudar com golos ou com passes decisivos”. O craque brasileiro mostra-se rendido ao potencial de Mbappé, mas não é o único lá em casa. “O meu filho é fã do Kylian. Antes do jogo, só falava nele e queria tirar uma foto com ele para mostrar aos amigos na escola. Conseguiu e ficou muito feliz. Ele é um fenómeno, um craque, um menino especial por quem tenho um grande carinho.”

Francês ‘favorito’

A ‘France Football’ concorda, certamente, com Neymar e, além do brasileiro, colocou Mbappé na lista dos 30 nomeados para a Bola de Ouro. Ronaldo e Mandzukic também estão lá e CR7 é mesmo o único português candidato ao prémio que já venceu em cinco ocasiões (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017).

Depois de ter perdido o troféu da UEFA e o ‘The Best’ para Modric, Cristiano Ronaldo enfrenta outra vez concorrênc­ia de peso e, tal como aconteceu nos outros prémios, a eleição da Bola de Ouro já gera controvérs­ia. No dia em que anunciou os 30 nomeados, a revista francesa fez manchete com Griezmann e uma declaração de interesse: “Um francês deveria ganhar a Bola de Ouro.” O avançado do At. Madrid reivindica um título após um ano em que conquistou a Liga Europa e a Supertaça Europeia pelos colchonero­s e o Mundial’2018 com a seleção gaulesa. Griezmann já tinha criticado a ausência de um francês na escolha da FIFA para o ‘The Best’ e agora ‘joga em casa’ na luta pela Bola de Ouro, cujo vencedor será conhecido a 3 de dezembro.

CR7 É O ÚNICO PORTUGUÊS NA LISTA PARA A BOLA DE OURO DA ‘FRANCE FOOTBALL’, PRÉMIO QUE JÁ GERA CONTROVÉRS­IA

 ??  ??
 ??  ?? PENTA. Ronaldo já ganhou a Bola de Ouro em cinco ocasiões
PENTA. Ronaldo já ganhou a Bola de Ouro em cinco ocasiões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal