Record (Portugal)

RELAÇÃO DÁ RAZÃO AO BENFICA

- NUNO MARTINS

ANULADA MULTA POR APOIO A CLAQUES Águias entendem que cai por terra argumento do IPDJ em punir clube com jogo à porta fechada

O Tribunal da Relação de Lisboa deferiu o recurso do Benfica, anulando a multa, de 7 mil euros, por apoio a grupos organizado­s de adeptos. Fonte dos encarnados assegura que este acórdão é um importante trunfo para travar a decisão do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em punir o clube com a realização de um jogo à porta fechada, precisamen­te por apoio reiterado a grupos de adeptos não legalizado­s. Segundo a mesma fonte, o tribunal, ao revogar a decisão daquele organismo, “elimina o principal argumento de que o IPDJ tinha invocado, reincidênc­ia”. Ora, no entender dos responsáve­is encarnados, aquele argumento “cai por terra e a jurisprudê­ncia dá razão” ao Benfica.

Em causa está um castigo aplicado às águias, por factos ocorridos em jogos na Luz em 2014, com

JUÍZES FUNDAMENTA­M DECISÃO COM BASE NO “PRINCÍPIO DA IGUALDADE E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO”

Sporting (agosto), Rio Ave (outubro) e Belenenses (dezembro), nomeadamen­te a exibição de ma- ção de responsabi­lidade pela segurança do recinto desportivo”. Mas, em decisão de dia 4 deste mês, os juízes da 9ª secção da Relação de Lisboa argumenta que, se “não foi colocada em causa a finalidade e o bem protegido na Lei – a segurança –, não pode ser apenas a circunstân­cia da falta de constituiç­ão legal do grupo de adeptos para o porte da faixa, a indicar infração, sob pena de estarmos a violar o princípio da igualdade e da liberdade de expressão (...), ao permitir manifestaç­ões idênticas a cidadãos adeptos, mas não agrupados”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal