Record (Portugal)

O campo pequeno da Luz

- Nuno Encarnação Gestor

No final do clássico Benfica-Porto do passado domingo assistimos a mais um exemplo da pequenez do dirigismo benfiquist­a.

Quando os jogadores do Porto faziam a tradiciona­l roda dentro de campo e após um exigente jogo na Luz, eis que surge um novo hino nas instalaçõe­s sonoras, um Pasodoble com o único intuito de conotar o jogo da equipa vermelha como uma verdadeira lide à equipa do Porto.

Àhora que escrevo este artigo não vi nenhum pedido de desculpas por parte do Presidente do Benfica por tal ato praticado. A boçalidade do dirigismo vermelho é um reflexo absoluto de Vieira. Ninguém deve admitir esta falta de respeito gratuita. Aflige-me pensar que este ato levado a cabo pelos responsáve­is Benfiquist­as esteja a fazer escola no Seixal, onde centenas de miúdos e atletas acharão que uma falta de respeito gritante destas seja uma referência educaciona­l para eles.

Sou umconfesso apaixonado pela festa brava, daí ainda me questionar com uma outra possível interpreta­ção de tal banda sonora. Será que Vieira pensou que os dois amarelos que Lema apanhou no jogo se comparam a um par de bandarilha­s? Será que para Vieira os balneários dos jogadores são considerad­os curros? Será que Vieira acha que a cotovelada de André Almeida a um jogador do Porto é um ato de igual coragem como o de ‘ir à cara’ de um touro? Se assim for, talvez tudo faça sentido.

O Estádio da Luz merece de facto o epíteto de Catedral pela sua grandeza e pela grandeza do seu clube, mas Vieira com este exemplo tornou a Catedral num verdadeiro ‘Campo Pequeno’.

Vieira não está à altura da grandeza histórica do Benfica, é hoje um pigmeu do futebol nacional sentado à frente de um Golias como o Benfica.

A BOÇALIDADE DO DIRIGISMO VERMELHO É UM REFLEXO ABSOLUTO DE LUÍS FILIPE VIEIRA

Os sócios, os simpatizan­tes e os adeptos do Benfica não merecem isto. Temo que Vieira esteja condenado a sair pela porta pequena do estádio da Luz.

O futebol é umafesta e deve ser umexemplo de formação desportiva para as crianças e para os jovens atletas que sonham um dia jogar nestes grandes palcos.

O Porto perdeu. O jogo foi bem disputado. A SAD do Porto não fez qualquer comentário à arbitragem que quanto a mim não viu dois penáltis a favor do Porto. Eu próprio já dei os parabéns ao Benfica pela sua vitória. Mas acabar um clássico assim, é estragar toda a pintura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal