Record (Portugal)

A mais-valia da Liga das Nações

-

INDEPENDEN­TEMENTE DE SE GOSTAR DO FORMATO DA PROVA, A VERDADE É QUE ESTA NOVA COMPETIÇÃO DA UEFA ACABA POR SER UMA ÓTIMA IDEIA. ELEVA A FASQUIA COMPETITIV­A E GERA RECEITAS

A Liga das Nações, goste-se ou não do formato da competição, acaba por ser uma ótima ideia, porque eleva a fasquia competitiv­a para todas as seleções, durante uma fase que, no passado, sempre foi de maior descompres­são, com imensos jogos amigáveis pelo meio. Os adeptos passam assim a ter a oportunida­de de ver as suas seleções a disputarem mais jogos oficiais, perante equipas de exigência máxima, existindo a possibilid­ade de conquistar uma nova competição e adquirir uma segunda oportunida­de de qualificaç­ão para os principais torneios internacio­nais. Assim, a cada ano ímpar, surge um novo campeão, que se juntará aos vencedores do Mundial e do Euro nos anos pares.

Fernando Santos jásaliento­u que paraos selecionad­ores estapro- vaacabapor ser bem-vindaporqu­e permite avaliar os jogadores num cenário mais realista e exigente, o que ajuda a perceber ainda melhor que papel podem desempenha­r pelas suas seleções. Por seu lado, para os clubes, o facto de existirem ainda mais jogos oficiais de seleções acaba por ser visto, talvez, de forma mais negativa, já que os seus atletas acabarão por ter um maior nível de desgaste físico do que acontecia até aqui.

Resta saber também como é que as federações vão encarar a competição. Vão usar os melhores atletas ou aproveitar a Liga das Nações para rodar novos atletas? Temos observado casos distintos. O grande desafio da prova será a sua competitiv­idade e a qualidade dos espetáculo­s que conseguir gerar. Se isso for garantido, o seu sucesso estará mais próximo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal