Record (Portugal)

SUSPEITAS DE FRAUDE LEVA22 ATRIBUNAL

Dois árbitros já foram suspensos e jogos da segunda liga estão cancelados

- RAFAEL SOARES

Um total de 22 pessoas ficaram detidas, entre as 28 interrogad­as, e vão ter de se apresentar hoje a tribunal, na sequência de uma vasta operação de investigaç­ão que envolve suspeita de resultados combinados, fraude e lavagem de dinheiro. O juiz encarregad­o do processo emitiu também mandados internacio­nais para a detenção de duas pessoas suspeitas, que foram interrogad­as em outros países.

Entre os suspeitos, constam árbitros, dirigentes e agentes. Segundo o jornal belga ‘DH’, a operação dividiu-se em três partes, sendo que uma delas diz respeito à manipulaçã­o de resultados na época passada, com o objetivo de salvar o Mechelen da descida. O clube lutava com o Eupen pela manutenção, sendo os jogos investigad­os o Mechelen-Beveren (2-0, 30ª e última jornada) e o Antuérpia-Eupen (2-0, 29ª jornada), partida em que, pela equipa da casa, participou o lateral português Aurélio Buta.

“Não estou muito por dentro desse assunto. Nesse jogo, não reparei em nada de anormal”, comentou o jogador formado no Benfica a Record. Certo é que o Mechelen acabou por ser despro-

COMBINAÇÃO DE RESULTADOS E LAVAGEM DE DINHEIRO SÃO ALGUNS DOS CRIMES QUE ESTÃO A SER INVESTIGAD­OS

movido, apesar dos resultados que o beneficiav­am.

Nas outras partes da operação, os investigad­ores seguiram as atividades dos agentes Dejan Veljkovic e Moji Bayat, os maiores protagonis­tas do ‘furacão’ que atormentou o futebol belga. Ambos receberiam comissões ocultas a tro- co do fornecimen­to de jogadores, criando redes comdiverso­s clubes. Por outro lado, Iván Leko, treinador do Club Brugge, tinha sido um dos detidos, mas foi libertado, segundo o ‘DH’, ponderando apresentar queixa por danos causados à sua imagem.

De resto, na sequência da operação, dois árbitros foram suspensos (Bart Vertenten e Sebastien Delferière) e a Liga belga, com consentime­nto da Federação, cancelou os jogos da 2ª divisão, que teriam lugar este fimde-semana.

 ??  ?? LIBERTADO. Ivan Leko, técnico do Club Brugge, deixou prisão
LIBERTADO. Ivan Leko, técnico do Club Brugge, deixou prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal