Record (Portugal)

PEDRO ALVES

-

Liga é preciso muito andamento. Se o Estoril subir para o ano podem vir seis ou sete jogadores do Brasil. O jogador brasileiro tem muita qualidade individual mas precisa de tempo. O plano foi trazer jogadores que conheçam o campeonato e a realidade do clube e assim atacar a subida.

Pelos primeiros meses da época, essa aposta no mercado português estáarevel­ar-se acertada?

PA – Só em maio se perceberá se a estratégia foi boa ou não, ao fim de dois meses é cedo para dizer. Hoje acha- mos que estamos no caminho certo e pensamos que isso é visível. Masquando olhaparaae­quipaas coisas estão afazer sentido?

PA – Quando entrei aqui a 17 de maio não tinha, honestamen­te, noção da grandeza do clube. A nível de condições, estrutura, não falta nada. Desceu-se de divisão e isso deixa uma aura negra. Tento criar as bases a que fui habituado: trabalho, rigor e ambição. No que depender disso vamos subir e seremos campeões.

Muito trabalho.

PA – Foi fazer três equipas. Desfizemos uma, fizemos outra para atacar a subida e uma de sub-23. Foram qua- se 100 processos. Não é fácil. O balanço tem de ser superposit­ivo. E este clube dá condições de excelência. Em Portugal está ao nível dos três grandes.

Os jogadores contratado­s por si assinaramt­odos porduas épocas,já apensarna1.ª Ligaem2019/20?

PA – Existe ummodelo de jogo, pois o treinador que escolhi joga de uma certa forma e tentei dar-lhe os melhores para esse sistema. Não fomos buscar jogadores a pensar na 1ª Liga. O jogador do Estoril é para ser de 2ª ou de 1ª, tem é de ter qualidade. Temos sempre de pensar rentabiliz­ar o investimen­to porque este é um clubeempre­sa. Várioscome­ntadoresdi­zemqueo Estoril tem o plantel com mais soluções na 2.ª Liga. Significa que escolheram­bem?

PA – Depois de ter perdido 4-1 em casa com o Mafra, todos os dias, quando acordo às 7 da manhã, penso nesse jogo. E ter ganhado 7-2 em Coimbra não me deixa mais orgulhoso dos jogadores, tenho confiança em todos. O treinador também prévisuali­zou os jogadores que lhe dei. Foi um trabalho conjunto. Assumiramo­objetivode­subir. Se nãoacontec­eroprojeto­continuaou aTraffic pode sair do Estoril?

PA – Não. O meu projeto de vida no Estoril são três anos, é o tempo que eu tenho para atingir o objetivo. Se for conseguido no primeiro ano, melhor. Não prometemos subir mas tra- balhamos para isso. Bom futebol, ambição, querer, vontade de ganhar. Isso vamos ter em todos os jogos. Mas a vida não depende disso. Até podemos subir de divisão e o dono do clube decidir vender...

No final do mercado cederam jogadoresa­clubesda1.ªLiga. Eramdemasi­ado caros paraa2.ª Liga?

PA – Não. Achei que era melhor para o clube e assumo-o. O Índio tem um talento individual acima da média mas precisava de mudar, de criar responsabi­lidade na cabeça dele. O Dankler é bom jogador, mas não se mostrou interessad­o em jogar na 2ª Liga. Tentamos criar aqui um perfil de jogador que queira estar no Estoril porque isto é o Estoril, não é a Traffic. Somos todos Estoril.

O Kléber deve ser o jogador mais caro da 2.ª Liga, ficou porque não o conseguira­m vender?

PA - O Kléber foi a maior surpresa que tive no futebol. Excelente profission­al e, acho, sente que tem uma divida de gratidão para com o Estoril. Vai-nos ajudar muito.

O Marcos António chegou como craque mas esteve um mês nos sub23,paraseadap­taraPortug­al. Agora que se estreou na equipa principal é agrande apostadaép­oca? PA – O projeto dos sub-23 foi feito via Brasil. Vai ser muito difícil, nos próximos anos, aparecer outro jogador com a categoria do Marcos António Vai ser difícil mantê-lo muito tempo Estamos a falar de um miúdo de 18 anos, necessitav­a de um período de adaptação. Passou por esse processo e hoje está pronto para a primeira equipa.

Serádifíci­l mantê-lo emjaneiro? PA - Não, no final da época

Está cedido pelo At. Paranaense ou o Estoriltem­parte do passe?

PA - Não está cedido, é nosso jogador com cinco anos de contrato, tal como o Dadashov. É importante referir isso, vamos deixar de ter jogadores emprestado­s, as exceções são o Vigário, que temos opção de compra do

“KLÉBER É UM EXCELENTE PROFISSION­AL E, ACHO, SENTE QUE TEM UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO PARA COM O ESTORIL” “A AMBIÇÃO DO RENAN NÃO PASSAVA PELA 2ª LIGA, NUNCA FICARIA CÁ. O SPORTING TEM OPÇÃO DE COMPRA DO PASSE”

passe, e o Igor, cedido pelo Benfica.

O guarda-redes Renan tem contrato por mais três épocas. É verdade que veio para se mostrar mas haviajáint­eresse do Benfica?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal