Record (Portugal)

“Luís Freire vai ter um futuro brilhante”

-

No verão falou-se do Vítor Oliveira para o Estoril. O facto de o treinador ter anunciado que ia voltar ao Norte por questões familiares deixou-os descalços? PA – Tenho de ter sempre três soluções para cada caso. Vítor Oliveira não era a primeira ou segunda opção, era uma delas.

Demoraram muito a anunciar o treinador, isso aconteceu porque o Luís Freire ainda estava em competição com o Mafra ou por alguma indecisão?

PA - Eu seria o diretor desportivo do Estoril fosse na 1ª ou na 2ª Liga, dependia do jogo no Feirense. A época acabou dia 14 e comecei a trabalhar dia 16. Antes de escolher o treinador precisei de saber quem queria ficar em termos de jogadores, depois, ver o treinador indicado para o projeto. Por último, também pesou o facto de o Luís Freire ainda estar a trabalhar no Mafra.

Qual foi a reação da SAD quando lhes falou de um treinador de 32 anos?

PA - Deram-me carta branca para escolher o treinador para atingir os objetivos do Estoril. Trabalhei muitos anos com treinadore­s bons mas que também tinham equipas técnicas ‘top’. Casos do Paulo Fonseca, do Peseiro, do Abel, todos são bons mas acompanhad­os por equipas técnicas também muito boas. Num todo, quem trabalha com o treinador principal também o ajuda a ter sucesso. As informaçõe­s recolhidas sobre o Luís eram todas boas e foram dadas por jogadores, não por empresário­s. Todos me diziam: o Luís é bom mas a equipa técnica também.

Qual foi a reação de jogadores experiente­s, como o capitão Gonçalo Santos, perante umtécnico tão jovem?

PA - O Gonçalo já tinha ouvido falar deles, os brasileiro­s não, o que é normal. Olharam com a mesma expectativ­a com que olhariam para qualquer treinador, acho. A idade não é um pro- blema, o Luís Freire tem 32 anos mas parece ter 50, em termos de experiênci­a, de liderança do grupo, tem grande maturidade.

O técnico assinou por duas épocas. Se não subirem terá outra oportunida­de ou sai?

PA - Sim, tem contrato de dois anos, com uma cláusula de rescisão. Acreditamo­s muito nele.

ASAD temsido multadapor­o técnico não ter habilitaçõ­es para a2.ª Liga, como vão resolveris­so? PA - Já sabíamos que íamos buscar um treinador com nível 2 mas com expectativ­a de tirar o nível 3 e 4 mas pensávamos que havia a hipótese de abrirem uma exceção para ele. Se fosse pelo regulament­o da federação, o Luís tinha de ser despedido depois de subir com o Mafra porque não tem dois anos seguidos a treinar nas competiçõe­s profission­ais para tirar o nível 3. Por essa lógica, quem vem dos distritais, como é o caso, e sobe aos campeonato­s profission­ais por mérito, depois não pode lá estar. Já sabíamos que íamos ter multas mas não vamos deixar de ter o Luís no banco. Ele é o treinador mas em termos de habilitaçõ­es é o David Patrício.

O trabalho de Luís Freire tem sido elogiado. Temem perdê-lo? PA - O Luís tem uma grande ambição, um talento enorme e uma equipa técnica excelente. Eles juntos pensam como um só e trabalham mais do que qualquer treinador com quem trabalhei. Não tenho medo de o perder, se isso acontecer será para algo melhor para ele. O Luís Freire vai ter um futuro brilhante. *

“O LUÍS TEM 32 ANOS MAS PARECE TER 50, EM TERMOS DE EXPERIÊNCI­A, DE LIDERANÇA E TEM GRANDE MATURIDADE”

 ??  ?? FRONTAL. Pedro Alves recebeu o Record e respondeu a todas as questões
FRONTAL. Pedro Alves recebeu o Record e respondeu a todas as questões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal