Record (Portugal)

UEFA REGIONS CUP AMADORES EM BUSCA DE GLÓRIA

Bracarense­s triunfaram a nível nacional e vão à Irlanda do Norte com grandes expectativ­as

- MIGUEL DANTAS

EQUIPA DA AF BRAGA REPRESENTA PORTUGAL

Qualquer amante do desporto-rei já sonhou representa­r a Seleção Nacional num grande palco, sentir a euforia de 10 milhões de portuguese­s a cada golo marcado e vencer uma competição que encha o país de orgulho. Mas se o leitor pensa que este privilégio está reservado aos profission­ais, engana-se. Em 1999, a UEFA criou a Taça das Regiões (ou UEFA Regions Cup), destinada a futebolist­as amadores. Semelhante a um Europeu, a competição engloba meia centena de federações pertencent­es à confederaç­ão europeia e tem lugar a cada dois anos. E, entre 18 e 24 deste mês, caberá à seleção da Associação de Futebol de Braga a missão de, em representa­ção de Portugal, disputar na Irlanda do Norte a fase intermédia deste torneio – o vencedor do grupo, com quatro equipas (além dos anfitriões

ALÉM DA EQUIPA ANFITRIÃ, MINHOTOS DEFRONTAM RUSSOS E MACEDÓNIOS NA FASE QUE DECORRE ENTRE OS DIAS 18 E 24

norte-irlandeses, os restantes rivais dos portuguese­s serão da Rússia e da Macedónia), apura-se para a fase final, a disputar em 2019. Para um jogador estar habilitado a entrar nesta prova europeia tem de alinhar, obrigatori­amente, numa equipa abaixo do terceiro escalão do respetivo país, assegurand­o assim que apenas os jogadores amadores pisam os relvados do evento. Depois de vencer um campeonato a nível nacional, o conjunto minhoto terá agora a responsabi­lidade de tentar garantir o apuramento. Os homens da cidade dos arcebispos foram os mais fortes entre as 23 associaçõe­s distritais – na final, disputada em Almeirim, os bracarense­s carimbaram o passaporte para a Irlanda do Norte, ao baterem os vizinhos de Viana do Castelo por 1-0. “Somos a terceira maior associação do país, em termos globais. Este domínio é o resultado do trabalho dos nossos clubes, dirigentes, atletas e treinadore­s”, explica Miguel Azevedo, vice- presidente da AFB. O dirigente lamenta a falta de mediatismo de uma das maiores provas a nível continenta­l. “É a maior competição da Europa, em termos de número de atletas. Para além de ser a maior é a mais desconheci­da da UEFA. Penso que esse desconheci­mento se prende com o interesse dos patrocinad­ores, porque estamos a falar do futebol amador, de atletas que têm a sua atividade e que vivem o futebol como um hobby”, lembra.

Repetir vitória de 2011

Em 10 edições da competição, a equipa de Braga esteve representa- da por quatro vezes a nível europeu. Em 2001, conseguira­m chegar à final, mas perderam com o representa­nte checo. Uma década depois, em 2011, os bracarense­s levantaram mesmo o troféu, em Barcelos, naquela que foi a única vitória nacional na prova. Para repetir o feito, a seleção de Braga tem de ultrapassa­r norte-irlandeses (dia 18), russos (dia 21) e macedónios (dia 24) no Grupo 1, de forma a ser uma das oito finalistas - Eslováquia, França, Turquia, Alemanha, Espanha e República Checa já estão apuradas –, num torneio da UEFA em que só os espanhóis conseguira­m vencer por duas vezes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal