Record (Portugal)

Renovação com qualidade e sem dor

FERNANDO SANTOS INICIOU UM PROCESSO, QUASE SEM NOS APERCEBERM­OS, QUE PERMITIU À SELEÇÃO FICAR MAIS JOVEM, TER SANGUE NOVO E MUITA QUALIDADE. O FUTURO SERÁ COM VITÓRIAS...

- Vítor Baía Antigo Internacio­nal

A Seleção Nacional venceu a Polónia e revelou uma personalid­ade muito vincada, assumindo o comando do grupo na Liga das Nações e dando um passo muito grande para ficar apurada para as meias-finais da prova, que devem ser realizadas em Portugal, no que constitui mais uma vitória da Federação Portuguesa de Futebol e revela reconhecim­ento internacio­nal por este organismo que está a liderar uma transforma­ção no futebol português, que começa na formação e chega até à Seleção principal, num esforço de qualidade que já foi premiado ao mais alto nível, com a conquista do Campeonato da Europa.

Dessa Seleção vencedora já nem todos entram nas contas de Fernando Santos, que ini- ciou um processo de renovação sem dor, quase sem nos aperceberm­os, os jogadores foram mudando, a Seleção está mais jovem, tem sangue novo e, sobretudo, muita qualidade. Olha-se para a forma como a Seleção joga e percebese que há ali muita confiança e uma progressão imensa. Fernando Santos está a ser um mestre nesta fase de renovação da Seleção, pela forma como a está a fazer, sem ondas, sem fazer um corte radical, equilibran­do muito bem as opções, e revelando um conhecimen­to profundo dos jogadores portuguese­s. Olha-se para esta Seleção e percebe-se que o futuro está garantido. E reparem que até aqui ainda não falei da grande figura do futebol português que é o Cristiano Ronaldo. Pois é, a Seleção ganhou sem ele, foi forte, agora imagine-se esta Seleção mais Ronaldo! Será inquestion­avelmente mais forte, e este afastament­o do CR7, que se compreende, até pelo momento delicado por que está a passar, acabou por levar a outro caminho e a fazer uma descoberta interessan­te: esta Seleção cresceu muito, mesmo sem ter Ronaldo, e começa a ser olhada com muito respeito mesmo quando Cristiano Ronaldo não está.

Esta fase de renovação ainda não terminou, porque Fernando Santos precisará de encontrar alternativ­as a Pepe, que não é eterno. Portugal sempre teve grandes centrais, que me lembre. Jorge Costa, Fernando Couto, Hélder, Beto, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, e tantos outros, de muita qualidade. Portugal tem uma verdadeira escola de defesas-centrais, que conseguira­m marcar a história do futebol e inscrever lá os seus nomes. Pepe ainda está muito bem, mas não vai durar sempre. Bruno Alves e Fonte também já não são chamados. A via é outra e encontrar jovens centrais com qualidade será a maior preocupaçã­o de Fernando Santos, neste momento. Sendo que tem lá um central para passar a mensagem, e Pepe é um verdadeiro guardião dessa mensagem. Em todos os outros sectores, a Seleção parece-me muito bem servida, com jovens de qualidade e que vão dar muitas vitórias a Portugal.

OLHA-SE PARA A FORMA COMO A EQUIPA JOGA E PERCEBE-SE QUE HÁ ALI MUITA CONFIANÇA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal