Record (Portugal)

BAZOER E JORGE PODEM ESTREAR-SE

Treino aberto deixou perceber a ideia de um FC Porto autoritári­o e disposto a pressionar. Jorge e Bazoer lançados para a estreia

- ANDRÉ MONTEIRO

CONTROLO SURPRESA A TODO O PLANTEL

Foi uma manhã diferente no Olival. Ontem, Sérgio Conceição convidou os jornalista­s presentes a acompanhar­em a totalidade do treino, cuja marcação previa a abertura de portas somente nos 15 minutos iniciais. Uma oportunida­de raríssima no futebol moderno e que permitiu espreitar algumas das ideias que o técnico tem em mente para o jogo de sexta-feira, frente ao Vila Real. A julgar pelo que se viu, o FC Porto quer ser mandão… para lá do Marão.

Após os habituais exercícios de aqueciment­o muscular ministrado­s pelo adjunto Vítor Bruno, sempre com a bola a rolar, Sérgio Conceição tomou conta das operações e dividiu o grupo – que contou com a chamada dos jovens Justiniano, Rui Pires, Madi Queta e Gleison – em duas equipas, uma delas com nove elementos e outra com oito. Em ‘campo pequeno’, o técnico opôs a equipa em vantagem numérica, que procurava marcar golos (conseguiu quatro), a um conjunto mais reduzido, que tentava sair das zonas de pressão e tinha como objetivo conduzir a bola até duas minibaliza­s po- sicionadas nas costas do adversário.

Na prática, o principal exercício do apronto simulou um contexto de domínio de uma equipa (sem coletes), a jogar a toda a largura do terreno e com combinaçõe­s interiores, perante um adversário (com coletes) que procurava explorar a transição em profundida­de e com penetraçõe­s. Com isto em mente, é fácil perceber qual dos dois opositores de sexta-feira, FC Porto e Vila Real, acaba por ‘colar-se’ mais a cada uma das ideias de jogo… Também na distribuiç­ão dos coletes Sérgio Conceição parece ter fornecido algumas pistas sobre o onze que irá apresentar em Trás-osMontes. Na equipa dominadora estiveram João Pedro, Felipe e Jorge; Herrera, Bazoer e Óliver; André Pereira, Soares e Adrián López. Este pode muito bem ser o esqueleto do FC Porto para a 3ª eliminatór­ia da Taça de Portugal, que enfrentou durante grande parte do exercício Fabiano, Maxi, Justiniano e Alex Telles; Rui Pires, Gleison e Madi Queta; e Marius. Até ao final, o técnico trocou os laterais e o ponta-de-lança entre as duas equipas, igualando, numa segunda fase, o número de jogadores de cada um dos lados.

Ao nível dos golos, Soares destacou-se, com dois tentos, enquanto Adrián, Marius e André Pereira marcaram um cada (o português enviou também dois remates aos postes). Por fim, o reforço Jorge deu nas vistas com a assistênci­a para o espanhol, após boa combinação. *

DISTRIBUIÇ­ÃO DE COLETES DEIXOU PISTAS, COM SOARES, ANDRÉ PEREIRA, ADRIÁN, ÓLIVER E JOÃO PEDRO DO MESMO LADO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CRIATIVO. Óliver Torres parece ter lugar reservado no onze para a Taça de Portugal
CRIATIVO. Óliver Torres parece ter lugar reservado no onze para a Taça de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal