Record (Portugal)

“Agora quero mandar a partir de fora”

-

Quando começou a fazer o curso de treinador?

D – Depois de deixar de jogar [2012]. Fi-lo na Argentina em dois anos e, agora, estou a acabar um terceiro, o UEFA Pro, que habilita a treinar em todo o Mundo.

Como funcionará a equipa técnica com Quiroga?

D – Eu serei o treinador principal e ele o adjunto. Conhecíamo­s um preparador físico em comum, o Christian. O irmão do Facundo, Diego Quiroga, também é preparador. Armámos o nosso grupo, agora queremos arrancar. Estamos prontos para esta nova fase.

Não teve já uma experiênci­a, no Belgrano de Esquel?

D – Ainda não tinha terminado o curso. É o clube da minha cidade. Estive lá oito meses e tomei o gosto a isto de ser treinador.

No mês passado reuniram-se com a direção do Argentinos Juniors. Era uma hipótese?

D – Éramos uma de quatro ou cinco possibilid­ades. O facto de não termos experiênci­a joga um pouco contra nós.

Têm outros convites?

D – Vou ter várias reuniões em Espanha. Já estive no Real Madrid [com Ramon Martínez, diretor de futebol], no Getafe. Fui à Corunha. Quando voltar à Argentina, vou reunir-me com um clube da 2ª divisão. Estamos a mexer-nos.

O curso foi o que esperava? D – Eu gostava de mandar dentro de campo. Agora quero mandar a partir de fora. Mas, mais importante do que isso, é a preparação. Costumo dizer que deixamos de treinar o físico e passamos a

“HÁ QUEM DEIXE DE JOGAR E PASSE LOGO PARA TREINADOR. SE ALGO FOR MAL FEITO, A CARREIRA PODE SER CURTA”

treinar com a cabeça. É um processo. Há quem deixe de jogar e passe logo para treinador. Mas, se algo for mal feito, a carreira pode ser curta. Queremos ficar neste meio e, para isso, te- mos de estar preparados.

Para se preparar, falou com Simeone, Sampaoli, Pochettino, Toral. Tem um modelo?

D – Hoje em dia identifico-me mais com a forma de trabalhar de Marcelino [Toral], no Valencia. Foi meu treinador. Está constantem­ente a dar-me conselhos.

Simeone tem o perfil indicado para tirar partido de Gelson Martins no Atlético Madrid?

D – Sim. Vai potenciá-lo com calma para não o queimar. Vai ter de adaptar-se à liga. Mas encaixa no estilo de jogo do Simeone. Se o quis, por algo é.

No Deportivo jogou com o atual selecionad­or interino da Argentina, Lionel Scaloni...

D – Está em início de carreira, como nós. Espero que a nossa geração tenha sucesso.

Até quando pensa que ele ficará na seleção?

D – Isso não sei… O futebol argentino está todo desorganiz­ado. Em 2019 há Copa América e ainda não se sabe quem será o selecionad­or. Ao que chegámos… *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal