Record (Portugal)

ABRAHAM KIPTUM DESTRONA RECORDE DE LISBOA

- A.M.F. Atribuídas por Diogo Jesus

Abraham Kiptum bateu ontem o recorde mundial de meiamarato­na ao vencer em Valência com a marca de 58.19 minutos. O atleta queniano superou o anterior recorde (58.23) que pertencia ao eritreu Zersenay Tadese desde 2010, quando venceu a Meia-Maratona de Lisboa.

O queniano começou a desenhar este recorde aos 13 quilómetro­s, quando produziu uma mudança no ritmo que o deixou na liderança. “Estou muito feliz por esta vitória. Estava a sentirme bem ao quilómetro 15 e pen- sei ‘porque não tentar?’. Este é um percurso muito rápido e quis aproveitar”, disse Kiptum no final da prova, em que mais dois atletas correram abaixo de 59 minutos: os etíopes Jemal Yimer Mekonnen (58.33) e Abadi Hadis Embaye (58.44).

A prova feminina conheceu o triunfo a etíope Gelete Burka Bati (1:06.11), subindo ainda ao pódio, Alia Mohamed Saeed, Emirados Árabes Unidos (1:06.13), e Edith Chelimo, do Quénia (1:06.18).

Com o desfecho de ontem, Valência tem agora os dois re- cordes mundiais da distância (no ano passado a queniana Joyciline Jepkosgei correu em 1:03.51). Tendo cinco provas com a etiqueta dourada da IAAF, Valência “quer agora lutar pelo recorde do Mundo em Maratona, ainda não este ano, mas em 2019”, afirmou o diretor da prova, Paco Borao. * LATA:

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal