Record (Portugal)

DJOKOVIC VOLTA AO TRONO

- JOSÉ MORGADO

Nadal desistiu de Paris e o sérvio será o novo n.º 1, depois de ter estado fora do top 20 esta época

Golpe de teatro no Masters 1.000 de Paris. Rafa Nadal, que estava na capital francesa a tentar defender a liderança do ranking ATP, optou ontem por desistir da prova mesmo antes de entrar em court, oferecendo em mãos o lugar de número 1 do Mundo ao sérvio Novak Djokovic, atual 2º classifica­do. O maiorquino de 32 anos, recuperado da lesão no joelho que o afastava dos courts desde inícios de setembro, contraiu nova lesão, desta feita na zona abdominal, e optou por nem sequer jogar com Fernando Verdasco na 2ª ronda de Paris. A sua desistênci­a significou automatica­mente o regresso de Novak Djokovic ao topo do ranking mundial. O sérvio só precisava de ir uma ronda mais longe do que o espanhol em Paris e já havia garantido um lugar nos ‘oitavos’ na véspera, com um triunfo sobre o português João Sousa.

Nadal explicou a desistênci­a. “Vim há um par de dias para Paris e estou há dois meses sem competir. Estive muito cómodo a treinar durante estes dias com outros jogadores. Desfrutava e sentia-me melhor do que esperava, mas a verdade é que comecei a sentir uma dor abdominal, sobretudo quando servia. Falei com o médico e ele recomendou-me não jogar para não rasgar”, revelou. De regresso ao topo, Djokovic bate uma série de registos: o sérvio torna-se o segundo homem da história (depois de Marat Safin, em 2000) a subir ao topo do ranking num ano em que chegou a andar fora do top 20 e ajuda também a que a temporada de 2018 seja a primeira a ter três líderes diferentes [ver quadro] desde 2003, época que contou não com três... mas com quatro número 1 mundiais diferentes: Lleyton Hewitt, Andre Agassi, Juan Carlos Ferrero e Andy Roddick.

NOVAK É O SEGUNDO JOGADOR DA HISTÓRIA A LIDERAR NO MESMO ANO EM QUE CHEGOU A ESTAR FORA DO TOP 20

Federer tambémnão jogou

Outra das curiosidad­es do dia foi o facto de Roger Federer, de volta a Paris três anos depois, não ter sequer precisado de entrar em court para se qualificar para os oitavosde-final, uma vez que o seu adversário da segunda ronda, o canadiano Milos Raonic, desistiu.

O suíço de 37 anos defronta hoje o italiano Fabio Fognini (13º ATP), que também não jogou hoje, benefician­do da desistênci­a do húngaro Marton Fucsovics. Zverev, Thiem e Nishikori ganharam. *

MAIS SEMANAS NO TOPO Roger Federer 310 Pete Sampras 286 Ivan Lendl 270 Jimmy Connors 268 Novak Djokovic 223* Rafael Nadal 196

 ??  ?? CONTRASTE. Dois meses de lesões para Nadal coincidira­m com domínio de Djokovic
CONTRASTE. Dois meses de lesões para Nadal coincidira­m com domínio de Djokovic
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal