Record (Portugal)

NEYMAR ENFRENTA PENA DE PRISÃO

O pai do jogador, o atual e o ex-presidente do Barça estarão também no banco dos réus

- AURÉLIO DE MACEDO

Um coletivo de três juízes irá julgar Neymar, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosell, todos por crimes de corrupção e fraude no âmbito da transferên­cia, em 2013, do brasileiro do Santos para o clube espanhol, depois da queixa apresentad­a pelo fundo DIS, que tinha 40% dos seus direitos desportivo­s. José María Vázquez Honrubia, um dos três magistrado­s que está encarregad­o de julgar as alegadas irregulari­dades suscitadas pelo processo (como a pena pode ascender a seis anos, a Justiça espanhola obriga que sejam três juízes), explicou que Neymar “vai ser julgado por corrupção e dolo, sendo que incorre numa pena que pode ir dos quatro aos seis anos de prisão”.

O jogador, que já fora acusado pelo Ministério Público Federal de Santos, no Brasil, de fraude e evasão fiscal, entre os anos de 2006 e 2013, vê aumentar a pressão à sua volta e da transferên­cia protagoniz­ada do Santos para o Barcelona. O clube catalão anunciou ter pago um montante a rondar os 57,1 milhões de euros (divididos em 40 milhões pagos à fa-

MINISTÉRIO PÚBLICO ESPANHOL REFERE QUE O BRASILEIRO SERÁ JULGADO POR CORRUPÇÃO E DOLO

mília de Neymar e 17,1 milhões ao Santos), mas os valores não batem certo, razão pela qual o processo vai prosseguir.

O Ministério Público espanhol pede também penas de prisão para o pai de Neymar, por cor- rupção nos negócios, acusação que também recai sobre o jogador, e pede uma multa de 1,4 milhão de euros para a empresa da família, a N&N.

Todos os envolvidos negam as acusações de que são alvo pela justiça, preparando-se um julgamento quente, para o qual ainda nem sequer está marcado o início. Para todos os efeitos, em cima da mesa está a possibilid­ade de uma condenação que, no máximo, pode atingir os seis anos.

 ??  ?? RISCO. Neymar pode ir parar à cadeia
RISCO. Neymar pode ir parar à cadeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal