Record (Portugal)

ESCANCARAR A PORTA DOS ‘OITAVOS’

Só por uma vez não foi selado o apuramento depois de atingida a fasquia dos 10 pontos

- RUI SOUSA

VITÓRIA É MEIO CAMINHO ANDADO

Quando esta tarde se sentar no Auditório José Maria Pedroto para fazer a antevisão do jogo de amanhã, frente ao Lokomotiv Moscovo, Sérgio Conceição vai ser fiel a si próprio relativame­nte às aspirações do FC Porto. O técnico vai apontar o caminho da vitória como principal objetivo e lembrar que a passagem aos oitavos-definal da Champions é outra das metas traçadas como prioritári­a em termos internacio­nais. Assim o exigem as contas da SAD, para que sejam cumpridos os pressupost­os orçamentai­s, e o historial do clube, que procura ultrapassa­r mais uma vez a fase de grupos, a terceira consecutiv­a.

E a verdade é que um triunfo no duelo com os russos coloca o FC Porto muito próximo dos ‘oitavos’. Se o conseguir, chega aos 10 pontos e esse registo tem viabilizad­o quase sempre o apuramento. Em 14 vezes que os portistas atingiram a dezena de pontos ou superaram mesmo essa fasquia, só por uma ocasião não atingiram a fase seguinte da Champions. Aconteceu na época 2015/16.

Depois ter chegado à quarta jornada com a qualificaç­ão praticamen­te no bolso, Julen Lopetegui não conseguiu somar sequer um ponto nas duas derradeira­s jornadas, vendo a sua equipa ser surpreende­ntemente relegada para a Liga Europa. O inesperado afastament­o da Champions custou caro aos dragões e marcou o início da derrocada do técnico espanhol, que viria a deixar o clube poucas semanas depois. Essa é mesmo a exceção que confirma a regra numa equipa que se habituou a caminhar ao lado dos milionário­s europeus para as eliminatór­ias.

Superação

SE GANHAR AMANHÃ, SÉRGIO CONCEIÇÃO IGUALA JÁ O NÚMERO DE PONTOS NA FASE DE GRUPOS DA ÉPOCA PASSADA

Já se sabe que Sérgio Conceição não é treinador de se acomodar nem tão pouco de atribuir grande significad­o às estatístic­as, mas o certo é que o técnico dos dragões não gostará de perder a oportunida­de de chegar à 4ª jornada com um dos melhores registos do clube na Champions. Para além do recordista António Oliveira, que somava por vitórias todos os jogos realizados (12 pontos), apenas Vítor Pereira e Julen Lopetegui chegaram a esta fase da prova com uma dezena de pontos.

Para já, se vencer o Lokomotiv, Sérgio Conceição atinge os 10 pontos e iguala o registo da fase de grupos da época passada, ficando com tudo para superar essa fasquia nas outras duas jornadas. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal