Record (Portugal)

JONAS E SALVIO RECUPERÁVE­IS PARA TONDELA

MENSAGEM DE RUI VITÓRIA NO BALNEÁRIO “Com esta atitude vamos dar a volta!”

- FILIPE PEDRAS E VALTER MARQUES

REAÇÃO APÓS NOVA PERDA DE PONTOS

“Assim, vamos lá!” – ao que Record apurou, foi sensivelme­nte com estas palavras que Rui Vitória se dirigiu aos jogadores no balneário depois do empate com o Ajax na última quarta-feira. Minutos depois do jogo, o técnico encontrou um balneário naturalmen­te abalado pelo facto de a equipa não ter logrado o regresso às vitórias – foi o quarto jogo seguido sem vencer, com três derrotas pelo meio –, mas fez questão de apressar-se a tentar levantar o moral das tropas. O nosso jornal sabe que o treinador, de 48 anos, não se alongou em co-

TREINADOR SENTIA QUE O JOGO COM O AJAX ERA UM TESTE À PERSONALID­ADE DOS SEUS JOGADORES. E AÍ, PASSARAM

mentários, até porque o momento não era para tal, mas sempre deixou bem claro que gostou de ver cumprido um repto lançado internamen­te, e que se prende com o caráter e postura dos atletas nesta fase delicada. “Com esta atitude, vamos dar a volta!”, vincou o ribatejano.

Na prática, esta postura de Vitória tem relação direta com toda a preparação deste encontro da Liga dos Campeões. Afinal, jogadores e equipa técnica sentiam que as suas capacidade­s estavam a ser postas em causa. E também por isso, no final da partida, o treinador vincou que a contenda com o Ajax serviu para ver que tipo de “homens” tem à sua disposição. A escolha do termo não foi inocente, pois Vitória quis referir-se ao caráter dos jogadores e não aos seus atributos como atletas. E isso, no seu entender, ficou bem patente no empate com o emblema de Amesterdão, em que os encarnados lutaram até ao fim pelos três pontos.

Confiança no trabalho

O discurso de Vitória no final do jogo com o Ajax foi curto e, ontem, o controlo antidoping surpresa [ver página 16] também não permitiu que houvesse uma conversa mais alongada como grupo. No entanto, já na véspera ficara bem claro que, a jogar desta forma, e com esta postura competitiv­a, o timoneiro das águias acredita que a equipa dará a volta por cima e entrará rapidament­e no caminho das vitórias.

Do ponto de vista técnico e tático, o grupo confia que vem trabalhand­o mais do que o suficiente para estar hoje numa posição bem menos fragilizad­a no campeonato e também na Champions. Ou seja, não é por falta de afinco, pensam na Luz, que a equipa se vê neste ciclo negativo. O caminho, pois, é seguir nesta toada e para tal só existe uma saída: manter a postura combativa dos últimos encon- tros. Na verdade, na série cinzenta que inclui dois jogos com o Ajax e confrontos com Belenenses e Moreirense, só neste último o grupo ficou com o sabor amargo de sentir que poderia – e tem qualidade – para ter feito bem melhor. Nos restantes, o sentimento foi de dever cumprido no que à total entrega diz respeito.

E depois do ‘teste de pressão’, que culminou com nova dose de assobios e lenços brancos, o emblema da Luz prepara agora a deslocação ao terreno do Tondela, procurando que este seja o jogo de viragem no estado de coisas. *

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal