Record (Portugal)

Uma ofensa aos adeptos

- MAIS ODIADOS DO

Apesar de ter algumas das estrelas mais fascinante­s da atualidade, o Paris Saint-Germain corre o risco de se tornar um dos clubes mais odiados e desprezado­s do futebol moderno. Os recentes documentos revelados pelo Football Leaks são uma mancha para administra­ção e jogadores. Uma coisa é o pagamento de salários milionário­s por quem pode. Outra, bem distinta, é a alegada existência de cláusulas com valores obscenos por ‘bom’ comportame­nto.

Aplaudir os adeptos no final dos jogos não é uma ação que mereça um prémio. É uma obrigação de cada jogador. Por respeito à verdadeira alma do clube que representa­m. E essa está nas bancadas. Diz-se que Neymar, devido a tais ações, encaixou 375 mil

O PSG CORRE O RISCO DE SER UM DOS CLUBES FUTEBOL MODERNO

euros, Thiago Silva ficou nos 33 mil enquanto Mbappé, Di María, Cavani e Dani Alves também receberam. Os dois primeiros negaram. Disseram tratar-se de ‘fake news’.

Porém, o clube confirmou, lembrando que tais pagamentos não são apenas para aplaudir adeptos, mas também para premiar aqueles que cumprem o código de ética do clube, no qual se incluem “pontualida­de, respeito pela comunicaçã­o social e não apostar em competiçõe­s em que o PSG participe”.

Será que Neymar tinha uma cláusula destas no Barcelona? Claro que não. Porque aí impera o respeito por aqueles que apoiam o emblema. Em Paris há apenas dinheiro. Muito dinheiro. E grandiosos jogadores que recebem por tudo e por nada. Mas não é a pagar pelo básico, pelo mínimo exigível a profission­ais desta dimensão, que se constrói uma identidade de clube vencedor. Assim, apenas se alimenta uma cultura de mercenário­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal